A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias desenvolve suas ações buscando a construção da gestão democrática e participativa, a educação igualitária e o fortalecimento do trabalho coletivo. Nossos principais objetivos são planejar, dirigir, executar e avaliar as ações relativas à garantia e à promoção da Educação, com a participação da sociedade e com vistas ao pleno desenvolvimento dos estudantes, o preparo para o exercício da cidadania e o trabalho. Buscamos a formação de indivíduos autônomos e habilitados a se desenvolver profissionalmente e como cidadãos.

A pasta compreende uma grande rede de ensino público, com 175 escolas, 5.700 professores, 1.400 funcionários da Educação e aproximadamente 80 mil alunos. A SME é dividida em departamentos e coordenadorias que atendem e colaboram na estrutura das Unidades Escolares. O calendário letivo da Secretaria garante grupos de estudos, planejamentos e momentos de integração da família com a escola.

A administração da rede pública municipal de ensino é feita mediante a formulação de políticas públicas e diretrizes gerais, visando a otimização e a garantia de padrões de qualidade do modelo educacional e ao consequente aumento dos índices de escolaridade.

A missão da SME é ser um agente ativo do desenvolvimento local, assegurando às crianças, jovens e adultos da rede municipal uma educação de qualidade para o exercício da cidadania.

Localizada à Rua Prefeito José Carlos Lacerda, no bairro 25 de Agosto, a SME ocupa um edifício de quatro andares, na região central de Duque de Caxias, de fácil acesso a toda comunidade escolar.