A Educação de Duque de Caxias foi destaque na Bienal do Livro 2017. Isso mesmo! Aconteceu, na quarta-feira (06/09), o lançamento do livro “Nós Somos o Brasil”, escrito por cerca de 200 alunos do 1º ao 9º ano, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), de sete escolas municipais. O projeto foi idealizado pela professora da Escola Municipal Oswaldo Cruz, Bianca Maia. Na ocasião, os talentosos alunos ainda foram agraciados com certificados.
A secretária de Educação, profª Marise Ribeiro, acompanhada pela subsecretária de Ensino, Cláudia Viana, e alguns professores da rede, prestigiou a tarde de autógrafos dos jovens escritores e chegou a se emocionar com um poema declamado por uma professora.
“É um orgulho para mim fazer parte deste momento. O conhecimento, por meio da leitura, ninguém pode roubar. Vocês só têm a crescer. Aproveito para parabenizar também a todos os professores envolvidos nesse lindo projeto. Vocês merecem todo nosso reconhecimento e aplausos”, disse a secretária.
As escolas envolvidas são: CIEP 097 Municipalizado Carlos Chagas, CIEP 220 (Municipalizado Yolanda Borges) CIEP 405 Municipalizado Ministro Santiago Dantas, Cora Coralina, Oswaldo Cruz, Olga Teixeira, Nilcelina dos Santos Ferreira.
O livro “Nós Somos o Brasil” conta com 130 páginas e cerca de 90 textos. De acordo com a professora Bianca Maia, cada escola trabalhou o tema de maneira livre.
“Têm autobiografias, fábulas, poemas e contos sobre a temática da realidade do Brasil e as responsabilidades de cada um. É muito importante politizar nossos alunos e torná-los cidadãos conscientes. Além disso, o rendimento deles em sala de aula melhorou significativamente”, comemorou a professora.