O que seria apenas um projeto experimental se transformou na menina dos olhos da Educação Municipal de Duque de Caxias (SME) e um sucesso nas escolas. É o grupo teatral Os Encantadores, que tem despertado a atenção de toda a rede ao levar diversão atrelada ao conhecimento para crianças e adolescentes. Formado por cinco professores –
Maykon Andrade, Eliana Leal Souza, Vanessa Moraes, Loíde Moutta e Paulo Fernando Mello (líder do grupo e único com formação de ator) – eles vão às escolas, caracterizados com personagens infantis, e encantam a garotada com esquetes, brincadeiras cantadas, contação de histórias, show de mágicas, teatro de fantoche e mímicas, oficinas de recreação, entre outras apresentações. Além disso, ainda promovem ações motivacionais para os professores. “Estamos muito felizes com a tamanha repercussão do nosso trabalho. Nós montamos esse grupo por acaso e a Secretaria apostou na nossa ideia. Além do lúdico, trabalhamos com temas de conscientização, como respeito às diferenças, prevenção à dengue e às drogas, e obras literárias. Quando chegamos às escolas, é visível o encantamento e a interação dos alunos. É gratificante ver o sorriso e o brilho no olhar de cada um. E é justamente isso que nos impulsiona”, declarou Paulo Mello, que é idealizador do grupo, ator e ex-roteirista da Escolinha Muito Louca, da Band, e da Escolinha do Gugu, da Record.

Para a secretária de Educação, profª Marise Ribeiro, a aposta nos Encantadores surgiu justamente por entender a tamanha importância da arte cênica para o ambiente escolar. “Essa ação é um diferencial para a nossa educação, pois traz benefícios tanto para alunos quanto professores. Para os primeiros, ajuda no desenvolvimento de várias áreas, como na criatividade, na memorização, no vocabulário, na conscientização e também na socialização. Ao professor ajuda a perceber traços de personalidade de cada aluno, como ele se comporta individualmente e em grupo, permitindo assim um melhor caminho para a adequação do seu trabalho pedagógico”, analisou a secretária.

Os encantadores já percorreram cerca de 60 das 178 unidades públicas municipais, somando um público de aproximadamente oito mil alunos. Eles contam que já passaram por várias situações marcantes e uma delas foi na Escola Municipal Oswaldo Cruz, no Gramacho, quando se apresentaram para classes de alunos especiais. No início eu fiquei um pouco receoso, pois não sabia como eles iriam reagir. Mas eu realmente me surpreendi e ao mesmo tempo fiquei emocionado. Eles prestaram muita atenção, gargalhavam, queriam me tocar, me abraçar, participaram das brincadeiras, enfim, o envolvimento foi maravilhoso e muito além do que eu imaginava. E é justamente isso que me faz ver o quanto esse trabalho vale a pena. Todos, sem qualquer distinção, devem ter acesso à arte, que é tão enriquecedora para a nossa educação”, emocionou-se Maykon Andrade, que faz o príncipe nas peças e é professor de Educação Física.

Na Escola Municipal Romeu Menezes, no bairro Laguna e Dourados, não foi diferente. Numa unidade com cerca de 800 alunos o envolvimento foi visível. Divididos por turmas, entre crianças e adolescentes, eles se divertiram a valer. Esse projeto é realmente formidável. Muitas crianças aqui não têm acesso ao teatro e vivem isoladas dentro das comunidades. Uma iniciativa desse nível é um marco para a nossa rede”, comemorou a professora da sala de leitura, Andreia de Melo.

Os Encantadores fazem parte do Departamento de Projetos Educacionais (DPE) da SME, chefiado pela professora Arlene Cavalini, e atendem as escolas municipais de acordo com um cronograma traçado. Para solicitar a visita do grupo, basta encaminhar um e-mail para dpe@smeduquedecaxias.rj.gov.br.