E foi dada a largada para uma prática inovadora voltada ao esporte na Educação Municipal de Duque de Caxias. Foi promovido, nesta quinta-feira (23/11), o encerramento da Formação de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, no auditório da sede da Secretaria de Educação. O curso durou quatro meses e, ao todo, foram formados 106 educadores de 30 escolas municipais e 11 ONGs, localizadas no entorno da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). Durante o encontro, as unidades contempladas receberam certificados e kits com materiais esportivos (bolas, cones, bambolês, entre outros). A prática dos ensinos nas escolas será desenvolvida a partir do ano que vem e deverá atender cerca de seis mil alunos, além da comunidade escolar.
O evento contou com a participação da secretária de Educação, profª Marise Ribeiro, da presidente do Instituto Esporte e Educação (IEE), ex-atleta e medalhista olímpica de voleibol, Ana Moser, a gerente de Integração Regional e Relacionamento Comunitário da Petrobras, Marcela Levigard, e o subcoordenador do Instituto Esporte &Educação (IEE)- Dança e Educação, Antônio Milani.
O projeto é de iniciativa do Instituto Esporte &Educação (IEE), criado há 16 por Ana Moser e conta com o apoio da Petrobras.

“Hoje é dia de celebração por termos alcançado esse desafio que nos foi colocado. Vamos fortalecer nossas escolas, os nossos alunos. Parabéns a todos os envolvidos nesse importante projeto em prol da nossa rede. Estamos plantando uma semente para um futuro promissor. A nossa ideia é que todas as nossas unidades sejam contempladas com nossos multiplicadores”, destacou a secretária Marise Ribeiro.

Realizada com o resultado do trabalho desenvolvido em Duque de Caxias, Ana Moser agradeceu o apoio da Educação e da Petrobras e disse que o sucesso do trabalho foi possível graças ao engajamento de todos.

“Não iremos resolver todos os problemas, mas já é um grande avanço. A gente acredita em educação, em gente. Agradeço a todos por tamanha contribuição em prol desse fortalecimento nas escolas. Sigamos em frente para agregar e somar. Com a mobilização gerada por uma gestão comprometida é que a gente consegue colocar em prática os desafios”, comemorou Ana Moser.

A missão do IEE é contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo, por meio da prática esportiva envolvida com as outras disciplinas.
“Com esses novos métodos, a gente ensina o professor a rever suas práticas pedagógicas e inovar. É importante que haja jogos, dança, pintura, brincadeiras e esporte, entre outras atividades corporais e lúdicas, atrelados ao ensino tradicional de uma forma inovadora. A prática ajuda o aluno a recriar. Além disso, defendemos a inclusão de todos, respeito à diversidade, ao gênero e ética”, explicou o subcoordenador do Instituto Esporte &Educação (IEE)- Dança e Educação, Antônio Milani.