Em prol de uma gestão democrática, transparente e atuante, o Conselho Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos dias 24 e 25 de novembro, a III Conferência Municipal de Educação de Duque de Caxias (CONFEDUC), sob o tema “O Plano Municipal de Educação frente aos Desafios das Políticas Públicas Educacionais”, realizada no auditório do Colégio Pedro II- Campus Caxias.
Um dos momentos mais importantes do encontro, foi a instituição do Fórum Permanente Municipal de Educação, formado pela sociedade civil e governamental, para acompanhar e monitorar a execução do Plano Municipal de Educação, cujo documento norteia os objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo em prol de avanços na rede de ensino.
Durante o encontro, por meio de uma votação democrática, ainda, foi discutido e aprovado o regimento interno da III Conferência Municipal de Educação.
“Hoje é um dia muito importante para nós, pois abrimos um espaço de diálogo imbuídos no mesmo propósito, que é o de alcançar resultados promissores em busca da democratização da nossa educação. Com um bom trabalho e a vontade de acertar vamos vencer. Juntos construiremos um futuro melhor. Vocês são muito importantes para nós”, enfatizou a presidente do Conselho e secretária de Educação, profª Marise Ribeiro.
Durante os dois dias, com um auditório lotado, formado por representantes de várias entidades civis e públicas, a Conferência também foi marcada com debates sobre direitos, práticas e políticas públicas educacionais, apresentados por renomados profissionais. Entre eles: a promotora de Justiça da Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Núcleo Duque de Caxias, Drª Elayne Christina Rodrigues, e os mestres e doutores educacionais, Maria Teresa de Oliveira, Lincoln de Araújo, Jorge Nassin Najjar e Marcelo Mocarzel.

“Duque de Caxias está de parabéns pela instituição do Fórum, que tem o papel fundamental de investir no ensino, na inclusão, na estrutura, na valorização do professor, enfim, interfere na vida de todos por uma escola de melhor qualidade. Uma iniciativa que, infelizmente, muitos outros municípios ainda não tiveram . Quem não quer transparência e cobrança não precisa de Fórum”, destacou Marcelo Morcazel.
O coordenador geral do Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, André Jorge Marcelino Marinho, também participou do evento, esclareceu dúvidas e parabenizou o trabalho proposto para a educação de Duque de Caxias.
O evento contou também com uma apresentação cultural da Casa de Iniciação as Artes (Ciart), por meio dos alunos das escolas municipais Dulce Trindade Braga e Capivari, que encantou a todos.

Acesse: Regimento Interno