Engajados em diminuir os impactos da violência em Duque de Caxias, hoje (29/11), realizou-se mais ma reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Duque de Caxias (AISP 15), e pela primeira vez, na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde foram apresentadas várias demandas de enfrentamento à violência nas escolas da rede. Participaram do encontro várias autoridades civis e militares, entre eles, o Comando do 15º BPM, delegados, Guarda Municipal, secretários municipais e vereadores.

Na ocasião, a Secretária de Educação, profª Marise Ribeiro, parabenizou a iniciativa de todos, colocou os espaços da SME à disposição, destacou a importância de somar forças no combate à violência e fez um alerta:

“Estamos passando por momentos difíceis em relação à vulnerabilidade social e conflitos civis, o que, consequentemente, afetam as nossas escolas. Diante disso, é fundamental que todos nós busquemos estratégias para minimizar esses impactos. Nós, da Educação, e da Secretaria Municipal de Saúde, firmamos recentemente com o Programa Acesso Mais Seguro, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que visa treinar nossos funcionários para que orientem e sejam multiplicadores das ações sobre como agir em situações de violência armada, crises, stress ou confrontos nas escolas em áreas de risco. Por outro lado, precisamos de ações mais efetiva de prevenção e contamos com o apoio da Segurança Pública e do Poder Público nessa empreitada”.

De acordo com o Assessor Especial de Educação da SME, profº Thiago Piordinni, a união de todos é fundamental para alcançar resultados concretos em prol da segurança nas escolas. Ele aproveitou, ainda, para destacar a presença das diretoras engajadas no processo.
“Essa integração, Educação e Segurança Pública, chegou no momento certo. Nosso principal objetivo é apresentar as demandas das unidades escolares para que sejam tomadas medidas que visam frear a onda de violência que se instalou. É preciso garantir uma maior segurança para a comunidade escolar. Estamos lidando com vidas e é nosso dever lutar por essas medidas de protetivas”.

A Diretora do Departamento de Acompanhamento às Ações Institucionais da SME, profª Alcineia Oliveira, reiterou que 36 escolas da rede municipal foram contempladas com o Programa Acesso Mais Seguro e destacou que Duque de Caxias é cidade pioneira na Baixada Fluminense. Parabenizou a iniciativa da profª Marise Ribeiro, por ter abraçado esse importante desafio. “Inicialmente começamos com seis escolas, mas, a partir de um diagnóstico que elaboramos, vimos a necessidade de ampliar o atendimento para 36 unidades, que se encontram em áreas de vulnerabilidade social. Todas elas, inclusive, já constam com profissionais treinados em processo de implantação do programa. Isso é progresso”, comemorou Alcineia.
Durante o encontro, algumas diretoras escolares fizeram um apelo para que a Guarda Municipal volte a atuar, em conjunto com a Polícia Militar, no entorno das escolas, o que, segundo elas, tem um efeito bastante eficaz. Elas também defenderam a volta das palestras de prevenção e consciencialização nas escolas, antes promovidas pelos agentes municipais.

As autoridades presentes parabenizaram o comprometimento e atuação da Secretaria de Educação e se disponibilizaram a traçar metas para reduzir a violência nas unidades. Também foi proposto que a, a partir de agora, a reunião do Conselho Municipal de Segurança realizada na Secretaria Municipal de Educação fará parte do calendário anual do Conselho, visto a tamanha necessidade e engajamento da rede.