Em prol de uma política de enfrentamento para minimizar impactos da violência em escolas e unidades de saúde em áreas de risco, as Secretarias Municipais de Educação e Saúde deram um importante passo. E, na quinta-feira (14/12), foi realizada a Cerimônia de Validação dos Planos de Segurança de 13 escolas municipais e seis PSF’s, que fazem parte do Programa Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais. Na ocasião, foram entregues certificados a todas as unidades que estão integradas no programa e disponibilizaram seus funcionários para um treinamento que durou cerca de três meses. A iniciativa é do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e contou com a parceria das Secretarias.

A cerimônia, que aconteceu no Museu Ciência e Vida, teve a participação da Secretária Municipal de Educação, profª Marise Ribeiro, do Secretário de Saúde,José Carlos de Oliveira, da Diretora do Departamento de Acompanhamento às Ações Institucionais da SME, profª Alcineia Oliveira, do Assessor Especial de Educação da SME, profº Thiago Piordinni, e do Chefe Adjunto da Delegação Regional do CICV, Filipe Tomé, além da equipe da Cruz Vermelha.

“Estamos coroando com êxito essa caminhada. A gente não pode ficar parado. É fundamental essa união da educação e da saúde. Estamos preparando nossos funcionários e alunos para que saibam como se autoproteger em casos de perigo dentro da escola. Vamos dizer não à violência e sim à inteligência armada. Agradeço e parabenizo a todos os envolvidos. Vamos aprimorar para minimizar essa problemática. Que esse projeto seja muito vitorioso e que em 2018 tenhamos mais paz”, disse a secretária Marise Ribeiro.

Durante o evento, houve também depoimentos de funcionários sobre os benefícios que o programa já trouxe, além da apresentação do grupo teatral Os Encantadores, da Secretaria Municipal de Educação. Eles fizeram uma reflexão sobre a importância da valorização da vida.

As escolas municipais que receberam certificados são: Creche Abne Marques de Abreu, Creche e E.M. Benísio José da Silva, E.M Eulina Pinto de Barros, E.M, Herminia Caldas da Silva, CIEP 227 – Procópio Ferreira, CIEP 318 – Paulo Mendes Campos, CIEP 330 Maria da Glória Correa Lemos, E.M Jayme Fichman, E.M. Profª Maria das Graças Cardoso Bighi, E.M Pedro Rodrigues do Carmo e E.M. Alberto Santos Dumont.