Personagens inesquecíveis de uma história de luta, de sonhos, desafios e realizações construídas ao longo de uma década. Assim ficou marcada a comemoração dos 50 anos da Escola Municipal Bom Retiro, nesta sexta-feira (04/05). A secretária de Educação, Cláudia Viana, prestigiou o evento e, visivelmente emocionada, destacou a importância que a unidade representa para a rede.

“É uma escola de referência no bairro, de tradição, onde formou a maioria dos pais dessas crianças que aqui estão. São várias gerações que passaram por aqui graças a um trabalho de luta, determinação e avanços. Isso nos enche de orgulho em dizer:  sou professora”, disse a secretária, que recebeu uma homenagem, com a entrega de flores, feita pelos funcionários da unidade.

A diretora da escola, Eliane Viana, que trabalha na unidade há 14 anos, e, há 3 meses, está como gestora, acrescentou: “Sou moradora local e as minhas filhas estudaram aqui. A minha ligação com essa escola é profunda, é praticamente uma família. Aqui, o espaço pode ser até pequeno, mas o amor que sentimos é refletido no cuidado e na decoração que fazemos nas nossas salas de aula”.

Durante o evento, aberto à comunidade, e que durou o dia inteiro, teve apresentação do coral de alunos do 4º e 5º ano. Eles encantaram a todos com a canção A Paz, do grupo Roupa Nova. O público também, pôde conferir uma exposição de fotos da linha do tempo sobre a trajetória da escola. Para arrematar a festa, foi organizado um grande abraço simbólico com alunos e professores no entorno da escola.

Além disso, por intermédio do Núcleo de Projetos Especiais da SME, o evento contou com a parceria do Sesc, que levou peça teatral para a garotada, além de oficina de turbantes, palestra sobre a saúde bucal, aplicação de flúor e distribuição de mudas de plantas para a comunidade em geral. A Fundec também teve uma importante participação com serviços de manicure, cabeleireiro e maquiagem.

A Escola Municipal Bom Retiro conta hoje com 304 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano. A unidade foi criada em 1968 por membros do Conselho da Associação de Moradores e, em 1968, foi incorporada à rede municipal, porém, durante muito tempo, dependeu do trabalho voluntário do Clube de Mães da localidade. E, desde 1993, está funcionando em um imóvel próprio e, com muito orgulho, investindo no desenvolvimento educacional.