A secretária de Educação, Cláudia Viana, concedeu entrevista, nesta quinta-feira (17/05), para a equipe de reportagem do Comitê Internacional da Cruz Vermelha sobre os resultados positivos obtidos pelo programa Acesso Mais Seguro nas 20 escolas da rede que se encontram em áreas de risco.  A entrevista será exibida em vários estados do Brasil e até em outros países, como referência de um trabalho que tem dado certo. A ação prevê a redução e prevenção dos impactos de violência nos locais onde os índices são maiores. Por conta disso, profissionais que atuam nas escolas que fazem parte do programa, foram treinados para servirem como multiplicadores sobre como se portar em situações de risco, entre outras necessidades.

O Comitê Internacional, criador do AMS, visitou também quatro unidades escolares envolvidas e ouviu depoimentos emocionantes de diretores e professores sobre a importância e os efeitos que o programa tem causado desde que foi implantado. De acordo com representantes do Comitê Internacional, o trabalho de formação, com oficinas, palestras e dinâmicas de grupo que a SME tem desenvolvido chamou atenção pela eficiência.

Desde agosto do ano passado, quando foi assinada a parceria, entre o Comitê e as secretarias municipais de Saúde e Educação, foram treinados 1.074 profissionais do ensino e 10.774 alunos beneficiados, além de, indiretamente, cerca de 50 mil pessoas, entre familiares e moradores da localidade.
“Até o final do ano, nossa meta é que 50 escolas sejam contempladas. Mas meu objetivo maior é que toda a rede seja atendida, pois a necessidade é igual para todos. Infelizmente, vivemos hoje uma dura realidade com a questão da violência e o que nos resta é abraçar parcerias para ajudar a prevenir danos ainda maiores que possam causar na nossa comunidade escolar ”, destacou a secretária.

About sme_admin