Defensora de uma gestão participativa, acolhedora e democrática, a secretária municipal de Educação, Cláudia Viana, promoveu, no início de julho, o  Café com a Secretária. A ideia é manter um encontro regular com diretores das escolas da rede para ouvir as demandas, propostas e necessidades de cada uma. Para tanto, foram escolhidas, estrategicamente, 19 escolas-polos, localizadas em áreas distribuídas nos quatros distritos que facilitam a locomoção dos diretores das unidades do entorno. Já foram contempladas com a visita, as escolas Helena Aguiar de Medeiros, no Centenário; CIEP Municipalizado 097 Carlos Chagas, no Gramacho; Professora Olga Teixeira de Oliveira, Parque Lafaiete; Campos Elíseos, no bairro de mesmo nome; e Jayme Fichman, em Saracuruna. Nessas cinco, participaram, ainda, diretores de outras 55 unidades que estão próximas aos polos.

A integração com os diretores, o bate-bapo, as orientações, a troca de conhecimentos são gratificantes. Esse trabalho será itinerante. Vamos atender as 178 unidades e voltaremos ao início. O gestor deve estrar sempre presente, vivenciar as conquistas e os problemas de perto. Só assim podemos realizar um trabalho eficaz, de parceria, humanizado e com resultados. Nós colhemos as reivindicações, esclarecemos dúvidas técnicas e ouvimos também sugestões que possam ser adotadas para melhorar a escola e o trabalho pedagógico. Esse contato direto, com certeza, vai nos possibilitar maior detecção dos problemas e mais facilidade em dialogar soluções”, disse a secretária.