Uma das meninas dos olhos da Secretaria Municipal de Educação, sem dúvida, é a qualidade da alimentação escolar. A prova incontestável desse referencial pode ser conferida no cardápio, montado, semanalmente, por nutricionistas da SME, rico em proteínas e nutrientes, com a chancela do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para aprimorar essa fundamental prestação de serviços para o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos da rede, a Subsecretaria em Educação e Infraestrutura, por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar ( CAESC), promoveu nesta terça-feira (31/07), reunião com diretores escolares dos 1º e 2º Distritos. Na quinta-feira, será a vez dos 3º e 4º Distritos. A secretária de Educação, Cláudia Viana, participou da abertura do evento e aproveitou para destacar metas e desafios para a volta às aulas.
O objetivo do encontro foi informar e enfatizar detalhes sobre o processo, acompanhamento e controle da alimentação escolar, bem como as empresas que irão ofertar o serviço a partir do próximo semestre. São elas: HB Multiserviços, Comercial Milano e Especialy, divididas para atender os quatro distritos, numa rede que comporta cerca de 80 mil alunos. A contratação foi feita por meio de Pregão Eletrônico nº 006/2018, junto ao Portal de Compras, do Governo Federal.

Durante a reunião, também foram apresentadas novidades que prometem trazer avanços consideráveis. Uma delas é a criação de uma plataforma online, que funcionará como um canal direto entre gestores e a CAESC para apresentar as demandas e necessidades da escola em termos dos gêneros alimentícios, utensílios, equipamentos e manutenção para a cozinha.
“Estamos trabalhando de forma muito transparente e vamos estar mais interligados nessa ação. Antes, as terceirizadas interagiam diretamente com a escola. Agora, nós faremos todo o elo de ligação para atendermos da melhor maneira possível. Acompanharemos tudo de perto. É certo que precisaremos mais da parceria dos gestores, o que é fundamental para alcançarmos a excelência da gestão”, destacou a subsecretária em Educação e Infraestrutura, Marilda de Paula.
Para Rossana Queiroga, diretora há 9 anos da Creche e Centro de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC), em Jardim Gramacho, a reunião foi muito produtiva. Ela, ainda, aproveitou para elogiar a prestação dos serviços alimentícios.
“A partir de agora, teremos mais responsabilidades, porém, a comunicação será muito mais rápida e eficiente. Acredito que desta forma, o trabalho vai ficar bem melhor. Além disso, a alimentação servida às nossas crianças é de primeira qualidade. Não temos do que reclamar. Além das proteínas, legumes e verduras, recebemos até iogurtes e queijos. A garotada adora. As cozinheiras também são ótimas e, recentemente, ainda ganhamos um freezer e uma geladeira novinhos”, elogiou a diretora.