O uso da tecnologia na educação inclusiva tem transformado a vida de alunos do CIEP Municipalizado 405 – Ministro Santiago Dantas. Tudo isso graças à ideia inovadora do professor de Informática Educativa, Walter Ramos da Silva Batista, de aperfeiçoar softwares livres para tornar o ensino dos seus alunos mais dinâmico, autônomo e eficaz. São 12 crianças na Classe Especial e mais de 20 alunos incluídos em diferentes turmas regulares do ensino fundamental, com algum tipo de deficiência (intelecto, visual, motora e auditiva).

Walter é professor da rede municipal de Duque de Caxias há mais de dois anos, e, além de ser reconhecido pela excelência do seu trabalho, decidiu se engajar também na tecnologia assistiva.
Para tornar as aulas ainda mais atrativas, por exemplo, Walter resolveu adaptar uma super lente de aumento numa webcam, que funciona como uma espécie de microscópio. “A interatividade de todos, seja especial ou não, passou a ser formidável. Desperta a curiosidade deles ao enxergarem as coisas bem maiores, detalhes que antes passariam despercebidos. Eu tenho um aluno, por exemplo, que, ao chegar aqui, não falava nada, sequer pegava um lápis. Hoje, pronuncia palavras, sorri e ainda mexe no mouse. Isso é gratificante demais para mim. Todos os dias vem um aqui para me dar um abraço. Saber que eu posso contribuir com essas crianças não tem preço. Além da tecnologia, tem que ter o amor incondicional para os avanços que queremos”, relatou Walter.

E não para por aí. O professor utiliza o software assistivo DOSVOX, que auxilia os alunos deficientes visuais a utilizar a leitura por meio de audição de textos pelo computador, desempenhando assim, uma série de tarefas, adquirindo um nível mais alto de independência no estudo e na interação com outras pessoas.

No momento, o professor estuda a possibilidade de implantar uma ferramenta, na qual permita que as crianças com necessidades especiais mexam o ponteiro do mouse fazendo apenas alguns movimentos com a cabeça. “O programa trabalha em conjunto com qualquer webcam, que detecta estes movimentos e os transmitem para o mouse. Tenho aluno com paralisia cerebral e esse projeto é essencial para o aprendizado dele”, contou o professor, que está desenvolvendo agora um sistema que é operado pelo movimento dos olhos.

Walter destacou a importância do apoio que a equipe gestora da escola tem nesse processo, dando autonomia para que ele desenvolva e planeje suas atividades: “O objetivo é dar visão de mundo, não só no conceito educacional. Nosso trabalho tem dado muito certo. A gente desenvolve atividades nas disciplinas de Matemática, Português, além de assuntos do cotidiano. São jogos interativos de alfabetização, cálculos, leitura e escrita e ainda trabalhos com o relacionamento interpessoal”, acrescentou.

De acordo com a implementadora de tecnologia educacional da SME, Cátia Regina Michel, a Informática Educativa é essencial para o desenvolvimento da escola: “É um grupo de professores participativo e engajado com o desenvolvimento de um trabalho de qualidade. O trabalho desse educador, por exemplo, chamou muito a minha atenção e merece ter o seu reconhecimento e ser compartilhado com toda a rede. Além de trocarmos muitas informações e aprendermos em nossas formações, montamos, inclusive, um grupo de trabalho num aplicativo, e o resultado tem sido muito produtivo e enriquecedor. Aqueles que surgem com novidades tecnológicas estão sempre dispostos a ajudar o colega a aprimorar o conhecimento e assim desenvolver práticas enriquecedoras na sala de aula”, elogiou Cátia Regina.