A Secretaria Municipal de Educação promoveu na quinta-feira (06/12), a última reunião de diretores do ano. A ocasião também contou com a cerimônia de premiação de 29 alunos da rede que se destacaram na 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP “Nivel” A – 4º e 5º anos). O evento foi realizado no auditório do Colégio Pedro II – campus Caxias. A secretária de Educação, Cláudia Viana, estava acompanhada das subsecretárias de Ensino, Denise Klayn; de Educação em Infraestrutura, Marilda de Paula, e de Acompanhamento e Gestão de Pessoal, Iracema Medeiros, além das equipes das coordenadorias e departamentos da SME.

O encontro foi marcado com um balanço do que aconteceu ao longo do ano e a importância da união de todos para superar os desafios. Também foram passadas orientações pedagógicas e administrativas, como são de praxe acontecer durante as reuniões. Para Cláudia Viana, o dia era, sobretudo, de agradecimento.

“Mesmo em meio às dificuldades, temos nos doado ao máximo para superá-las e vocês da ponta são fundamentais nessa empreitada. É como se fôssemos cactos, que mesmo no deserto florescem.  São avanços, conquistas, desafios e superação que fazem parte da nossa história. A partir de agora iremos realizar um atendimento individual para cada unidade escolar, na SME, de acordo com um calendário estabelecido. O diálogo é fundamental para alcançamos soluções e amenizar os problemas. Tenho acompanhado o quanto as escolas têm produzido em prol das nossas crianças. São trabalhos belíssimos. Sou também professora da rede e a luta de vocês é a minha e de toda a equipe da SME. Vamos passar pelo deserto de mãos dadas. A nossa esperança é avançarmos mais e alcançar aquilo que desejamos. Por mais dias melhores”, disse a secretária, que pediu uma salva de palmas para todos os funcionários da rede”.

Durante o encontro, o Departamento de Educação Básica realizou  uma dinâmica com os diretores de reflexão sobre acolhimento e humanização.

O evento também contou com a apresentação de balé das alunas da Escola Municipalizada Sergipe, em Xerém, que fazem parte do projeto Pequenos Passos, do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE) da SME.

O outro momento marcante ficou a cargo da premiação dos alunos que se destacam na Matemática. Acompanhados pelos familiares, eles receberam medalhas das mãos da secretária e das subsecretárias da SME. “É recompensador para nós prestigiarmos esses alunos tão dedicados”, disse Cláudia Viana.
A ação é uma iniciativa do Instituto de Matemática Puro e Aplicado (IMPA), que realizou a 1ª OBMEP com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). O edital  garante que municípios e estados fiquem responsáveis pela aplicação das provas, elaborada pela equipe da OBMEP, além da premiação, caso fosse do interesse.

“A prova foi aplicada e corrigida pela escola.  A partir daí, a SME fez questão de organizar a premiação de entrega de medalhas nas categorias ouro, prata e bronze. É importante ressaltar que não existe competição, a motivação e a participação dos alunos são priorizadas nesse processo”, explicou a chefe do Departamento de Educação Básica da SME, Tatiana Várzea.

Acesse aqui a relação dos vencedores das Olimpíadas de Matemática