A Educação vai além das fronteiras e hoje (12/12) foi um dia emblemático que marcou essa iniciativa. Aconteceu a culminância do Festival Sesc Economia Criativa, lançado pelo Sesc-Caxias com o apoio das secretarias municipais de Educação; Cultura e Turismo; e Saúde. Ao todo, 14 escolas municipais participaram do projeto, que teve como objetivo ensinar artesanato para familiares dos alunos, além da comunidade que vive no entorno da escola. As aulas começaram em agosto deste ano e hoje foi dia deles exporem seus trabalhos e ainda faturarem com a venda dos seus produtos. O evento aconteceu na Praça do Pacificador. “Estamos muito felizes com a repercussão desse projeto que realmente deu certo. É uma forma de ampliar nossos trabalhos e mostrar que a Educação está de portas abertas para todos. Quando o Sesc nos apresentou essa ideia não tivemos dúvida e a abraçamos imediatamente”, destacou a subsecretária de Ensino, Denise Klayn. Ao todo, foram cerca de 100 expositores que tiveram suas peças artesanais, entre elas, biscuit, bijuterias, pintura em tecido e bonecas de pano, montadas em estandes, o que atraiu um público considerável.  “Este projeto trouxe um benefício muito grande para a nossa comunidade, que é uma área bastante carente. É a valorização de cidadãos que realmente precisavam ter uma renda extra. Só na minha escola há um grupo de 20 mulheres que não perdem um dia de aula. Elas aprenderam a fazer trabalhos lindíssimos e passaram a ensinar a sua arte. Enfim, é um tudo muito recompensador. A expectativa é que esse trabalho cresça ainda mais”, comemorou a diretora da Escola Municipal Gustavo Ambrust, Isabel Cristina Tibúrcio.

Da mesma forma estava encantada a artesã Sheila Fiúsa. “Sinto-me realizada. Eu sou cabeleireira, mas sempre amei artesanato; e essa oportunidade chegou na hora certa. Aprendi muito nas aulas, principalmente, a trabalhar com produtos reciclados, o que eu desconhecia. Hoje, por exemplo, faço uma carteira com caixa de leite e retalhos de tecido que vende como água. É uma renda extra que tem sido fundamental para a minha vida. Além disso, é uma terapia”, contou Sheila, enquanto exibia o material toda orgulhosa.

Para a chefe do Núcleo de Projetos Especiais da SME, Alexsandra Rezende, que ficou responsável pela organização do projeto nas escolas, o sentimento é de missão cumprida. “O maior ganho foi ter trazido a comunidade para dentro da escola e criar oportunidades para as famílias. Sem dúvida, essa é uma parceria que deu certo. O Sesc ainda forneceu materiais e professores para ministrarem as aulas”.

Participaram do Festival Sesc Economia Criativa, as creches Profª Armanda Álvaro Alberto, Graciesse Luiza Silva Lourenço, Poetisa Cecília Meireles, Maria José da Conceição; e as escolas Dr Gastão Reis, Gustavo Armbust, Ruy Barbosa, Eulina Pinto de Barros, Profª Dulce Trindade Braga, Marechal Mascarenhas de Moraes, Profª Dalva Borges da Cunha , Ciep Municipalizado 098-Profª Hilda do Carmo Siqueira, Lions, Ciep Municipalizado 338 – Célia Rabelo.