O investimento na formação dos profissionais da educação infantil tem sido um trabalho efetivo e de referência da Secretaria Municipal de Educação. Na terça-feira (28/05), foi realizado o encontro com as agentes de creche e estimuladores materno infantil das 33 unidades de creches da nossa rede de ensino. Promovida pela Coordenadoria de Educação Infantil (CEI) em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), a formação, cujo tema: “Encontros e relações entre educadores e crianças da Educação Infantil”,teve como objetivo a reflexão a respeito do papel do educador nas instituições de creche e no atendimento às crianças pequenas. O encontro contou com a presença de 480 profissionais, divididos em dois turnos, no auditório do Colégio Pedro II.
A diretora do Departamento de Educação Básica, Tatiana Várzea, destacou o compromisso e a determinação de toda a equipe em fazer o melhor para o desenvolvimento das crianças. “Buscamos estratégias, enfrentamos desafios e aprimoramos a nossa prática. Esse é um momento riquíssimo, pois há reencontros, trocas de experiência, afeto e conhecimento. A equipe planejou propostas pedagógicas que ajudarão os profissionais a desenvolver um trabalho ainda mais rico”. Também ressaltou que a formação se dá no contato diário com as crianças, no cotidiano das creches, pois é com elas que crescemos e construímos as nossas práticas.
O encontro iniciou com um momento de encantamento por meio da literatura infantil, dinamizado pela diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais, Arlene Cavalini. A coordenadora da Educação Infantil, Judith Cortez, apresentou palestra sobre a história da Educação Infantil e o papel do educador, promovendo um momento de estudo teórico e reflexão da prática. Houve ainda um espaço de troca de experiências pedagógicas vivenciadas pelas profissionais nas suas unidades.
Para a agente de apoio da Creche José Benício de Araújo, Lorena Santos, é fundamental a realização desses encontros para o crescimento profissional. “Trabalhei em escola particular e estou aprendendo muito mais agora. Além disso, nos sentimos mais valorizados e estimulados. Que venham outros encontros como esse”, comemorou a funcionária, acompanhada da colega de trabalho, Eliane Margarida Medeiros.