A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Supervisão e Orientação Educacional, promoveu nesta quarta-feira (26), a Jornada Administrativa, no Teatro Raul Cortez. O encontro, cujo tema central: “O papel do secretário escolar e do diretor na organização da secretaria escolar”, reuniu diretores, secretários e auxiliares administrativos das 178 escolas municipais. Os profissionais assistiram às palestras ministradas por especialistas e foram agraciados com uma apresentação cultural . A secretária de Educação, Cláudia Viana, acompanhada da responsável da CSOE, Denise Massad, abriu o evento e destacou os avanços que a integração entre a equipe da supervisão e as escolas têm alcançado, além da importância de investir no aprimoramento profissional. Os participantes ainda receberam certificado.  O entrosamento é essencial para a garantia dos resultados positivos. Além da técnica, o respeito e a amizade entre vocês têm feito toda a diferença. Entendemos que esse momento é quando a gente aprende mais para que possamos acrescentar novas práticas que auxiliem no dia a dia das unidades. O objetivo é primar por uma gestão eficiente”, destacou a secretária.

Preparamos esse encontro com muita dedicação e carinho. Nossa missão é orientá-los para que tudo na escola saia da melhor forma possível. Teremos uma manhã bastante proveitosa”, acrescentou Denise Massad.

A chefe da Coordenação Regional de Inspeção Escolar – Metropolitana V, profª Nanci Cardim, e a inspetora e supervisora da Faetec, Marinete Alves, palestraram sobre as reflexões e práticas da escrituração escolar. Denise Massad e a supervisora administrativa da SME, Elisângela do Amaral, abordaram o assunto sobre as legislações. Por fim, Jussara Cabral, Osmeire de Mattos e Malene Lauritzen, também supervisoras administrativas da SME, elencaram as técnicas e procedimentos da escrituração escolar.

A parte cultural ficou a cargo da apresentação do ballet dos alunos, incluindo da Educação Especial, do CIEP 405 – Ministro Santiago Dantas. Sob a coordenação do professor Guilherme Diaz, eles encantam o público, que fez questão de aplaudi-los de pé.

A CSOE tem o papel de supervisionar o funcionamento, a escrituração e o cumprimento das disposições legais às quais estão submetidas as escolas da rede, orientando e avaliando as ações de caráter técnico, administrativo e pedagógico, por meio de acompanhamento sistemático e oferta de formação continuada junto às equipes diretivas.

About Marilea Lopes