A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Acompanhamento aos Conselhos Escolares (NACE), que é vinculado à Subsecretaria de Administração e Gestão de Pessoal (SSAGP), promove hoje (02/09) e quarta-feira (04) um encontro para orientar os gestores escolares da rede sobre o fechamento do processo de prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e seus diversos programas.
A secretária de Educação, Cláudia Viana, acompanhada da subsecretária da SSAGP, Iracema Medeiros, e da chefe do NACE, Flavia Barbosa, abriu o evento parabenizando o desempenho dos diretores escolares e acrescentou que uma gestão democrática e participativa são fundamentais para o alcance dos resultados promissores. “Todos os envolvidos nesse processo estão de parabéns. A administração dessas verbas federais é feita com responsabilidade, transparência, diálogo e decisões coletivas, cujo apoio dos Conselhos Escolares é fundamental nas decisões sobre a prioridade da utilização do dinheiro público, ou seja, a responsabilidade não fica apenas com os diretores.
Estamos aqui com o intuito de orientá-los da melhor maneira possível. O importante é suprir as dúvidas e minimizar os problemas pontuais das unidades escolares. O que estiver ao nosso alcance faremos”, acrescentou Iracema, que ainda elogiou o trabalho da equipe NACE.

         Durante a reunião, houve dinâmicas de acolhimento e sequência de lógica que a prestação de contas deve ser seguida. Em seguida, Flávia Barbosa apresentou a equipe, que agora conta com novos integrantes, e explicou passo a passo para o processo final da prestação de contas e outros serviços burocráticos. “A prestação de contas é feita no final do ano, mas antecipamos o processo para evitar erros em cima da hora”, acrescentou.

         Para a diretora da Creche Iracy Moreira Theodoro, Michele Ciominoti, o trabalho instrutivo e efetivo da SME tem sido essencial para evitar problemas também administrativos. “Fomos orientados a registrar tudo em ata, com a participação do Conselho Escolar, e isso já evitou um sério problema para mim. Fizeram uma denúncia falsa para a SME sobre a utilização de um dinheiro que eu havia feito, mas eu estava respaldada com a avaliação do Conselho, inclusive com registro em ata”, alertou a diretora, em meio aos colegas.

         O NACE tem como finalidade acompanhar o processo de prestação de contas das verbas do PDDE e seus diversos programas (verbas provenientes do FNDE) e orientar os gestores nos seus processos de prestação de contas de verbas públicas e ações agregadas.

 

 

About Marilea Lopes