A qualidade da alimentação servida nas escolas municipais de Duque de Caxias foi destaque na 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, realizada na quinta-feira (05/12), no auditório da UERJ. A Secretaria Municipal de Educação, representada pela Coordenadoria de Alimentação Escolar, concorreu com outros 29 municípios e ficou em 2º lugar, ao apresentar o saboroso estrogonofe nutritivo, no concurso de receitas saudáveis. O evento, que é promovido pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro (CONSEA), em parceria com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), foi avaliado por uma comissão técnica formada pela nutricionista do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Angelita Nascimento; o docente de gastronomia da UFRJ, Márcio Marques e a nutricionista do Coletivo San, Regina Oliveira.
De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Alimentação Escolar, Ana Paula Bernardino, que estava acompanhada de sua equipe, além de representantes do Conselho de Alimentação Escolar de Duque de Caxias (CAE), a premiação é resultado de um trabalho feito com dedicação e responsabilidade. “Estamos muito felizes, pois o prêmio ratifica o compromisso que temos com o trabalho de excelência que desenvolvemos nas nossas escolas. O estrogonofe nutritivo faz parte do nosso cardápio escolar, que é criado e acompanhado por nutricionistas da nossa rede. O diferencial desse prato é que substituímos o creme de leite, que é um produto industrializado, pelo creme de inhame, rico em nutrientes”, explicou Ana Paula.
A subsecretária Pedagógica, Tatiana Várzea, parabenizou toda a equipe da Coordenadoria pelo empenho. “São excelentes profissionais que merecem esse reconhecimento. Promover bons hábitos alimentares é trabalhar a favor de uma melhor aprendizagem, pois o aluno bem alimentado mostra um potencial maior”, destacou.