A participação dos alunos nas decisões da escola é mais um avanço para a rede municipal de Duque de Caxias. O resultado desse trabalho pôde ser conferido durante o I Encontro do Grêmio Estudantil 2020, realizado pela Secretaria de Educação, por meio da Assessoria à Gestão Escolar (AGE), na terça-feira (10/03), no auditório da Unigranrio. Na ocasião, cerca de 100 alunos, representando as 51 escolas da rede que atendem do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, participaram ativamente das atividades. O evento contou com relatos das experiências vividas na escola; apresentação teatral do grupo Encantadores de História da SME, que abordou a importância do protagonismo juvenil, além de músicas motivacionais sobre o tema.

Segundo a responsável pela AGE, Alcineia Oliveira, desde o ano passado, quando Grêmio Estudantil foi implementado na rede, os resultados têm sido significativos. “Estamos muito felizes com a repercussão desse trabalho. Os alunos abraçaram o movimento e entenderam que eles também podem ter vez e voz no ambiente escolar. Esse é o primeiro exercício de participação democrática deles na sociedade. Eles discutem problemas, criam propostas, defendem ideias e propõem soluções”, comemorou Alcineia, acompanhada de sua equipe.

Empolgado com a responsabilidade de participar do Grêmio Estudantil, o aluno David Trindade, de 11 anos, da Escola Municipal Profª Carmem Corrêa de Carvalho Reis Bráz,em Imbariê, apesar da pouca idade, já fala como gente grande. “Estou adorando participar do Grêmio, pois a gente pode ajudar as pessoas e a prefeitura a melhorar a nossa escola.Já apresentei 12 ideias, a maioria sobre cultura. Temos responsabilidade e regras, mas também nos divertimos”, contou.

O incentivo e o conhecimento transferidos pelos gestores das unidades escolares são fundamentais no processo. A orientadora educacional da Carmem Corrêa , Thays Rosalim, por exemplo, é um desses exemplos. “Ao mesmo tempo que a gente dá uma assessoria, queremos que eles criem, acertem e errem com as suas próprias pernas. Isso é uma gestão democrática. Muitos ainda observam se tem algum colega que está passando por alguma dificuldade emocional. Eles estão bastante empolgados, o que é gratificante para nós”.

Quem também está consciente sobre a importância do seu papel, é a aluna Emely Lima de Castro, de 14 anos, do Ciep 338 Municipalizado – Célia Rabelo, em Xerém. “Uma das minhas ideias foi criar a caixa do bullying para ajudar  alunos que se sentirem ofendidos com alguma coisa. Eles devem escrever o nome e o problema, e colocar na caixinha. Depois, a gente conversa com eles e pergunta o que acham que a gente deve fazer”, explicou.

A formação do Grêmio Estudantil atende ao princípio que consta no art.206, inciso VI da Constituição Brasileira e no Plano Municipal de Educação. A Prefeitura de Duque de Caxias também deu um importante passo ao instituir, em 2017,  a Lei da Gestão Democrática, que garante às escolas  autonomia por meio da consulta pública para a escolha dos gestores; a formação dos grêmios estudantis e o fortalecimento dos conselhos escolares.

Jornalista: Mariléa Lopes
Fotógrafo: Glaudson Danubio