Projetos

VOE PALAVRAS

Este é um projeto permanente da Coordenadoria de Leitura que tem por objetivo fazer os livros circularem e levantar novos voos.
Seu livro empoeirado, esquecido na estante, ganha nova vida se for morar em outro coração, se tiver outro proprietário temporário que, depois de usufruir daquela história não pensará em usucapião, mas em fazer esse livro circular, compartilhando conhecimento.
O projeto acontece mensalmente, no hall do elevador da SME, em datas previamente agendadas.


CAFÉ LITERÁRIO – ENCONTRO DE ESCRITORES 

Reconhecendo e prestigiando nossa Prata da Casa lançamos, no dia 30/05/2018, a 1ª edição do Café Literário – Encontro de Escritores, no auditório da SME.
Foi uma tarde muito proveitosa, um diálogo fecundo entre os professores presentes, autores de livros literários e técnicos que receberam, ao final do encontro, uma Moção de Aplausos.
Em breve, a segunda edição do evento.

CAMINHÃO LEIA CAXIAS     

Na boleia e no baú muita história pra contar… Até poderia ser a letra de uma música, mas, não é. O fato é que o Caminhão LEIA CAXIAS, em seus 16 anos de estradas bem rodadas, já emocionou muitos caxienses com suas histórias. Sempre responsável por levar aquela pitada literária aos eventos da cidade, a Biblioteca Volante conta com a Equipe de Implementadoras de Leitura e com seu piloto Cláudio Penha, realizando visitas regulares às Unidades Escolares de Duque de Caxias.

GRUPO TEATRAL ENCANTADORES DE HISTÓRIA

O que seria apenas um projeto experimental se transformou na menina dos olhos da Educação Municipal de Duque de Caxias (SME) e um sucesso nas escolas. É o grupo teatral “Os Encantadores”, que tem despertado a atenção de toda a rede ao levar diversão atrelada ao conhecimento para crianças e adolescentes. Formado por cinco professores – Maykon Andrade, Eliana Leal Souza, Vanessa Moraes, Loíde Moutta e Paulo Fernando Mello (líder do grupo e único com formação de ator) – eles vão às escolas, caracterizados com personagens infantis, e encantam a garotada com esquetes, brincadeiras cantadas, contação de histórias, show de mágicas, teatro de fantoche e mímicas, oficinas de recreação, entre outras apresentações. Além disso, ainda promovem ações motivacionais para os professores.
Os Encantadores fazem parte do Departamento de Projetos Educacionais (DPE) da SME, e atendem às escolas municipais de acordo com um cronograma traçado. Para solicitar a visita do grupo, basta encaminhar um e-mail para dpe@smeduquedecaxias.rj.gov.br.