Estimular a leitura de maneira inovadora e dinâmica. Essa é a proposta da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, através do Departamento da Divisão Dinamizadora de Leitura Literária, que lançou, recentemente, o Projeto “Voe Palavras”. A ideia é que o participante troque aquele livro que já leu por outro que gostaria de ler sem qualquer custo. Para atender a demanda, a Secretaria disponibilizou uma estante itinerante que percorre os quatro andares da sede da Educação. Podem participar, professores, funcionários da rede, e público em geral. É importante ressaltar que o material deve ser de gênero literário ou pedagógico e estar em bom estado de conservação.

Para a secretária da pasta, professora Marise Ribeiro, esse tipo de projeto é enaltecedor, pois, além de impulsionar a leitura, que é uma fonte de aprendizado e conhecimento, estimula na questão social com a interação solidária entre as pessoas. “Nossa proposta é justamente inovar a educação pública com atividades significativas. Iniciamos agora esse projeto e várias pessoas já aderiram. Isso mostra que estamos no caminho certo e a tendência é avançarmos mais”, comemorou a secretária.

Feliz com o sucesso do projeto, a chefe da Divisão Dinamizadora de Leitura Literária, Penélope Monteiro, acrescentou: “É importante ressaltar que a pessoa pode levar o livro para casa, desde que volte para devolvê-lo ou trocá-lo por outro. Há sempre aqueles que, infelizmente, fogem à regra. Mas, nada que possa prejudicar o andamento do nosso projeto. Estamos sempre atentos”, explicou.

Para participar, basta se dirigir à Divisão Dinamizadora de Leitura Literária, que fica no 2º andar do prédio da SME – Rua Prefeito José Carlos Lacerda, 1422 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto.