Educação Especial é a nobre missão dos professores de tornar o ensino cada vez mais inclusivo. E é partindo desse princípio que a Secretaria de Educação, por meio da Coordenação da Educação Especial, promoveu uma confraternização, nesta terça-feira (17/10), para os alunos com deficiência auditiva, em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro.
O evento aconteceu no auditório da sede, onde reuniu cerca de 100 estudantes, além de pais ou responsáveis.
A secretária de Educação, prof. Marise Ribeiro, empenhada em prol da Educação Especial, destacou a importância de priorizar esse segmento. “A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas é o primeiro passo para a construção da cidadania. Estou muito orgulhosa com o resultado desse belíssimo trabalho”, parabenizou a secretária.
Durante o evento, houve depoimentos de ex-alunos, que se tornaram bem-sucedidos no mercado de trabalho; da mãe de uma ex-aluna que se formou numa universidade com a filha. Teve, ainda, uma coreografia dramatizada, apresentada por alunos surdos da Escola Municipal Olga Teixeira de Oliveira, além de uma palestra motivacional.

A Secretaria Municipal de Educação conta com três escolas especializadas na educação de alunos com deficiência auditiva. Ao todo, atendem cerca de 300 alunos. São elas: Santa Luzia (Parque Equitativa), Walter Russo de Souza (Chácara Rio-Petrópolis) e Olga Teixeira de Oliveira (Parque Lafaiete).

Esse trabalho é enriquecedor. É um amor incondicional. E esse é um momento em que nossos alunos podem se confraternizar uns com os outros. É um crescimento social, um desenvolvimento da identidade. A alegria fica estampada no rosco de cada um”, comemorou a implementadora do Programa de Surdez, da Coordenação da Educação Especial, Joseane Trugilho, que, há 18 anos, leciona na Educação Especial da escola Santa Luzia.