A cerimônia de posse dos diretores eleitos e reeleitos, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, na terça-feira (30/01), no auditório do Colégio Pedro II (unidade Caxias), foi marcada pelo sentimento de superar obstáculos, enfrentar desafios e, acima de tudo, priorizar uma gestão em prol de um ensino com ações e resultados significativos.
A solenidade marcou o início dos trabalhos da gestão democrática nas unidades para o biênio 2017/2018. Dos 178 diretores eleitos pelo voto direto da comunidade escolar, 60% foram reeleitos.
A secretária de Educação, profª Marise Ribeiro, idealizadora do evento, parabenizou a todos pela merecida eleição, falou sobre a importância do trabalho de um gestor e ressaltou que a Secretaria de Educação está de portas abertas para auxiliá-los nos próximos dois anos.
“Sabemos o quanto o ano de 2017 foi difícil. Se não fosse a nossa garra, determinação e parceria, talvez, não estaríamos aqui. Temos que fazer uma gestão com sabedoria, ousadia, discernimento para as melhores decisões, coragem, respeito ao próximo, e, sobretudo, amor para vencer desafios,pois a qualidade do ensino dos alunos deve ser priorizada. A nossa meta é que, nos próximos anos, os novos e antigos diretores estejam engajados no mesmo propósito”, destacou a secretária.

Com objetivo de garantir uma administração de excelência, a chefe do Departamento de Acompanhamento a Gestão Escolar (DAGE), Iracema Medeiros, destacou que estarão acompanhando lado a lado todo processo desenvolvidonas escolas.
“Mais da metade foi reeleita, o que comprova que, mesmo passando por dificuldades, estamos no caminho certo. Nosso objetivo é fazer uma educação de ponta para deixar um legado por ter feito um grande trabalho em Duque de Caxias”, acrescentou Iracema.
Na ocasião, o teólogo e publicitário, Thiago Costa, ministrou uma instrutiva palestra sob o tema: “Como gerir diante das dificuldades e desafios”. Ele ressaltou: “O futuro da educação está nas mãos de cada um de nós”, sendo aplaudido pelo auditório lotado.

Para finalizar, a solenidade contou, ainda, com informações e orientações gerais do processo pedagógico para o próximo ano letivo,com direito às apresentações de toda equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.