Para intensificar medidas de prevenção e combate à prática do bullying no ambiente escolar, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Caxias), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu um importante passo.
Em referência ao Dia Nacional Contra o Bullying nas escolas, foi realizado, nesta terça-feira (17/04), um encontro sob o tema: “Bullying Não é Brincadeira”, no auditório da OAB-Caxias, onde reuniu professores e diretores da rede, assistentes sociais, conselheiros tutelares e advogados, entre outros profissionais, para participarem de palestras ministradas por especialistas.

A secretária municipal de Educação, Cláudia Viana, participou da reunião e destacou a importância e a responsabilidade que a escola tem para identificar e enfrentar casos de bullying, preconceito e até racismo que possam surgir.

“Estou secretária, mas sou alfabetizadora e me orgulho por isso. A tamanha proximidade que temos com nossos alunos nos ajuda a diagnosticar conflitos e tomar providências cabíveis junto aos responsáveis. Além disso, vivemos hoje um momento delicado. Com o avanço da tecnologia, o celular, por exemplo, é muito útil, mas se for mal utilizado, pode acabar com a vida de alunos e até de educadores. O aparelho não pode ser uma arma apontada na cabeça de um inocente. O importante é estarmos atentos e preparados para proteger nossas crianças e nos proteger. Por isso, estamos engajados para multiplicar nas nossas escolas medidas de enfrentamento a essas práticas abusivas.

A titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM-Caxias), Fernanda Santos Fernandes, também foi enfática quanto à questão da tecnologia ser utilizada como um meio para prejudicar o próximo e destacou a participação efetiva que a escola tem.
“Muitos pais, hoje em dia, infelizmente, não têm tempo para nada e pela ausência ou falta de interesse não identificam que seu filho pode ser vítima ou até infrator de um crime. E é exatamente a escola que costuma perceber e nos informar algum tipo de problema relacionado ao bullying ou outras práticas criminosas. Por isso, é importante chamar atenção dos responsáveis para que estejam mais presentes na vida dos seus filhos. Só com a educação é que podemos mudar o rumo dessa história”.

Na ocasião, foram apresentadas as palestras: “Bullying e Cyberbullying: É possível prevenir?”, ministrado pela buco-maxilo facial e especialista no assunto, Adriane Maia; e “Bullying na Escola: Por que isso não é brincadeira?” , ministrado pela psicóloga Luiza Helena Dias .

Participaram da mesa, o presidente da OAB, Vagner Sant’ana da Cunha, presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), Márcia Tinoco e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Nei Nogueira

About sme_admin