Professores da Educação Básica (Docentes II e Estimuladores Materno-Infantis) da Rede Municipal de Duque de Caxias terão uma oportunidade inédita para aprimorar a formação acadêmica. A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF-UERJ), mediante convênio firmado com a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, por meio do Centro de Pesquisa Paulo Freire (CPFPF) está com inscrições abertas, do dia 25 de junho a 16 de julho de 2018, para o Processo Seletivo Especial destinado aos cursos de Pedagogia, Geografia e Matemática. A oportunidade é somente para professores e estimuladores da rede, que ingressaram por concurso público; tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e não sejam portadores de diploma de graduação. Ao todo, são oferecidas 128 vagas, sendo 90 para a área de Pedagogia; 23 para Matemática e 15 para Geografia. O edital e o calendário devem ser acessados no endereço eletrônico: www.ingresso.febf.uerj.br

De acordo com a secretária de Educação, profª Cláudia Viana, essa iniciativa é um marco da atual gestão para o ensino municipal de Duque de Caxias, que começou a ser alinhavado, no ano passado, quando a equipe da SME, com base na Lei federal nº 13.478/17, que estabelece o direito de acesso aos profissionais do magistério a cursos de formação de professores, buscou a oportunidade junto à UERJ e conseguiu. “É gratificante para nós a realização desse projeto. Nossa proposta é garantir a ascensão dos nossos professores que não tiveram a oportunidade de ter um ensino superior. Investir na formação dos nossos profissionais é contribuir para uma educação de mais qualidade para nossos alunos”, comemorou a secretária.

É importante ressaltar que todos os candidatos que atendam aos pré-requisitos estabelecidos no edital terão direito ao preenchimento das vagas. No entanto, caso o número de inscritos seja superior à quantidade oferecida, será realizado um sorteio público. Para tanto, aqueles que não forem contemplados ocuparão um cadastro de reserva e só será aproveitado no caso de faltas, desistências ou impedimentos de qualquer natureza do candidato sorteado.

A realização do processo seletivo ficará a cargo do departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), vinculado à Sub-reitoria de graduação (SR-1) da Uerj e localizado na Rua São francisco Xavier, nº 524, Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, bloco F, sala 1.148, Maracanã. Mais informações pelos telefones 2334-0239, 2334-0275 e 2334-0669.