Promover bons hábitos alimentares nas escolas significa trabalhar em favor de uma melhor aprendizagem e de uma vida mais saudável para as crianças. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias tem como uma de suas prioridades o investimento no cardápio escolar. E realmente tem dado conta do recado. Com a chancela do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o cardápio, que é considerado um dos melhores da rede pública de enino em todo Estado do Rio de Janeiro, é, semanalmente, elaborado por nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAESC) da SME, com todos os padrões de qualidade exigidos, contendo verduras, legumes, frutas e proteínas. “Nas creches e nos Centros de Atendimento à Infância Caxiense servimos quatro refeições (desjejum, almoço, lanche e janta). Já, no 1º turno do Ensino Fundamental, tem desjejum e almoço. Enquanto que, no 2º turno, conta com almoço e, se tiver pré-escolar ou o Programa Mais Educação, tem ainda lanche”, explicou a coordenadora da CAESC, Ana Paula de Almeida.
“Servimos todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens. A alimentação saudável pressupõe que os alunos consigam atingir o crescimento e desenvolvimento normais, assim como a prevenção de doenças relacionadas com alimentação, tais como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, responsáveis por altas taxas de mortalidade no mundo todo. E nosso trabalho é justamente evitar que esses problemas atinjam nossas crianças”, acrescentou a nutricionista e responsável técnica da Alimentação Escolar, Joana Corrêa.
Por outro lado, quando algum item do cardápio saudável não é garantia de aceitabilidade para a maioria dos alunos, a CAESC tem o cuidado de realizar o teste de aceitabilidade para buscar alternativas que caiam no gosto dos pequenos, sem que o alimento seja facilmente desperdiçado. Como foi o caso da aveia. Por conta disso, a empresa terceirizada HB Multi Serviços, responsável pelo fornecimento dos alimentos nas escolas do 1º e 3º Distritos de Duque de Caxias, criou um método inovador com base nas diretrizes da CAESC. “A gente observou, por exemplo, que a aveia não tinha uma excelente aceitabilidade e decidimos criar o projeto FOOD TRUCK para trabalhar uma alternativa com o alimento de maneira mais atrativa. Por meio de oficinas com os próprios alunos elaboramos hambúrgueres e bolos, com aveia e verduras. Felizmente, alcançamos o resultado esperado. As crianças colocaram a mão na massa e aprovaram o lanche”, comemorou a supervisora da HB Multi Serviços, Goreth Caldeira.
O ponta pé inicial do projeto FOOD TRUCK aconteceu na Creche Teresa de Lisieux, no bairro Itatiaia. A diretora da unidade, Cirley Campelo, inclusive, conta que, no segundo semestre deste ano, vai criar uma horta, junto com os pequeninos, no pátio da escola, para que eles conheçam de perto e, desde cedo, o processo e a importância do cultivo natural dos alimentos. “Iniciamos o projeto “Comer Bem para Poder Crescer e o Food Trucks caiu como uma luva. Todos os produtos são naturais e sem frituras. Passamos para os pais a importância de levar esse hábito também para casa para que o nosso trabalho tenha resultados não só aqui dentro. Temos alunos, por exemplo, que só comiam miojo e hoje adoram legumes e verduras. Há também aqueles que têm intolerância à lactose e, por isso, substituímos o leite pela soja. Tudo isso é feito com muito carinho e comprometimento”, explicou a diretora, encantada com a repercussão do trabalho.