O amor pela arte de educar é capaz de transpor obstáculos e limites. A Educação Especial é prova viva disso. Como é o caso das escolas municipais Regina Celi, no bairro Jardim Primavera, e Ruy Barbosa, no Jardim Gramacho. Ambas, assim como outras unidades, realizam um trabalho notável na rede. E, no mês de agosto, quando é celebrada a Semana da Educação Especial, as comemorações não poderiam ser diferentes. Alunos especiais, que fazem parte do grupo de dança Luar sem Limites, da unidade Regina Celi, foram aplaudidos de pé durante apresentação que abriu o espetáculo do Unicirco, na Quinta da Boa Vista. Cerca de 30 estudantes, com algum tipo de deficiência, fizeram uma emocionante performance. A iniciativa foi graças à parceria que a Secretaria Municipal de Educação firmou com o projeto Unicirco – Arte, Educação & Comunidade, do ator Marcos Frota, para divulgar e reconhecer talentos artísticos da Educação.
“Estamos transpondo as fronteiras. Isso é gratificante para nós e, principalmente, para nossos alunos. Nós respeitamos e valorizamos a diversidade. Ser diferente é ser igual. Parabéns também aos professores e toda a comunidade escolar pela tamanha dedicação. Sem vocês esse êxito não seria possível”, comemorou a secretária de Educação Cláudia Viana.

Para o diretor da Regia Celi, que também é bailarino, vislumbrar a oportunidade que seus alunos estão tendo é a realização de um sonho. “Isso é contribuir, sobretudo, com a inserção cultural deles para além de Duque de Caxias. É sair do próprio quintal para ser aplaudido por centenas de pessoas que se encantam com o nosso trabalho. Isso é educação, é inclusão, é valorização, é amor ao próximo. A SME está de parabéns por nos proporcionar momentos únicos como esse”.

O coordenador da Área Pedagógica e Planejamento do Unicirco ainda emendou: “Estou encantado com o que vi aqui. A apresentação foi além do que eu imaginava. Estamos de portas abertas para receber grupos de alunos talentosos da Educação para se apresentaram na abertura dos nossos espetáculos. Também oferecemos cursos para aqueles que gostariam de se profissionalizar na arte circense, com a possibilidade de participarem do nosso elenco e ter sua própria fonte de renda. Temos um polo da nossa escola de circo na Escola Municipal Campos Elíseos e a nossa proposta agora é implantar também na Regina Celi, onde já vi que é uma fábrica de talentos”.

Já a Escola Ruy Barbosa, em celebração à Semana da Educação Especial, promoveu uma variada programação, do dia 27 a 31 de agosto. A unidade encerrou as atividades com uma festa sobre cinema, intitulada Luz, Câmera….Diversão. A comemoração, que é celebrada há dez anos na escola, contou a presença da secretária de Educação, e promoveu jogos, apresentações musicais e de danças com os alunos especiais e a comunidade escolar. “Homenageamos nossas maiores estrelas. Esse trabalho aumentou a integração entre as famílias e as escolas. São momentos de aprendizagem, trocas…. Quando olhamos para trás vemos o quanto valeu a pena”, avalou a diretora da unidade, Aline da Rocha Monteiro.