A educação ambiental é essencial para formar cidadãos conscientes e assim garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade. Pautada neste ideal, a Secretaria Municipal de Educação aderiu a um projeto de formação ambiental de educadores, criado pela Coca-Cola Andina, que tem alcançado resultados promissores e movimentado a comunidade escolar de cinco unidades municipais: Almirante Tamandaré, Profª Dalva Borges da Cunha, Maria de Araújo da Silva e a Creche, Francisco Barboza Leite,  e Pré-Escola Irmã Arnalda da Silva Neves. A iniciativa visa, entre outras ações, a implementação da coleta seletiva, por meio de campanha de mobilização nas escolas e em meio aos moradores do entorno. Além disso, algumas dessas unidades já ganharam até uma horta, implantada pela Coca-Cola Andina, onde alunos e professores têm um laboratório a céu aberto.
Feliz com a repercussão do trabalho, a secretária de Educação, Cláudia Viana, prevê uma campanha efetiva dentro das escolas, que atende aos seus anseios.
“O meio ambiente tem sido degradado e não temos mais tempo a perder. Por isso, essa conscientização vai muito além de uma simples definição sobre o que é a preservação ambiental; ela  envolve o emocional do educador, do aluno, enfim, de toda a comunidade escolar, por meio de programas e práticas de preservação. O objetivo é que todos sintam-se tocados sobre a importância vital de estarem engajados como agentes transformadores. A Coca-Cola Andina está de parabéns pela sensibilidade no engajamento desta causa que tanto temos apreço”, destacou a secretária.

O curso de formação ambiental, dividido em dois módulos: teórico (ministrado pela Masterplan – Consultoria de Projetos e Meio Ambiente, em junho de 2017); e prático (gerenciado, atualmente, pela Espaço e Vida Socioambiental), terminará no final deste ano, e visa formar educadores como multiplicadores de projetos e atividades ambientais nas escolas e na comunidade. Ao todo, 30 articuladores de projetos, do Departamento de Programas e Projetos Educacionais da SME, estão recebendo a formação.

“O nosso trabalho é muito dinâmico e inovador. Além da teoria, vamos a campo conhecer de perto como são desenvolvidos os trabalhos sustentáveis e de preservação .Todos participam ativamente. Nosso objetivo e que tenham uma formação plena e sejam desenvolvidos projetos socioambientais eficazes que se perpetuam. Durante o curso, além de darmos diretrizes para a construção de projetos socioambientais, visitamos cooperativas de catadores de resíduos, usina de compostagem e reserva ecológica. Também promovemos oficinas de reaproveitamento e reciclagem de materiais; dinâmicas sobre como devem ser as formas de aprendizado em sala de aula; práticas de sustentabilidade, como uso consciente da água e energia, e palestra sobre licença ambiental. Enfim, eles saem altamente capacitados”, explicou a gerente de projetos da Espaço e Vida, Noa Magalhães.

Já o diretor do Espaço e Vida, Carlos Henrique Torres, acrescentou que a proposta é que os cursistas sejam também multiplicadores em outras escolas da rede.
Segundo a articuladora de projetos da SME, Nívea Andrade, o curso tem sido enriquecedor. “As aulas são maravilhosas. Além de termos a consciência da importância e dos cuidados com o meio ambiente, temos a prática da vivência, o que nos deixa mais confiantes para desenvolvermos nossos futuros projetos. Aprendi muita coisa, entre elas, a utilização de material reciclável; o cultivo de horta; trabalhos pedagógicos. Enfim, estou bastante motivada para começar. A comunidade escolar precisa de nós”, analisou.

Cercada de grande área verde, com floresta nativa preservada, a unidade da Coca-Cola Andina, localizada no bairro da Taquara, 3º distrito de Duque de Caxias, de acordo com o seu gestor de Meio Ambiente, Heider Vieira, possui um compromisso efetivo com as causas ambientais sustentáveis e visualiza nas escolas um campo fundamental para difundir suas ações. “Felizmente, nosso objetivo tem sido alcançado. Fomos muito bem recebidos e a interatividade e o compromisso dos educadores superaram nossas expectativas. Estão todos de parabéns. É importante ressaltar que, mesmo depois do curso, iremos acompanhar  o desenvolvimento desses projetos nas escolas para que saiam de acordo com o que planejamos”, declarou.