Mais de 70 mil alunos da rede iniciaram o ano letivo com o recebimento do kit escolar. O material, dividido de acordo com o ano de escolaridade – Educação Infantil (creche e pré-escola) e Fundamental (1º ao 5º ano), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ganhou não só no acréscimo de itens, mas na qualidade dos mesmos. São cadernos, canetas, régua, lápis, borracha, lápis de cor, cola, tesoura, canetinha e giz de cera. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação distribuiu cadernos personalizados com mapa, hino e símbolos de Duque de Caxias para a garotada do Ensino Fundamental conhecer mais sobre a cidade onde vivem. Como complemento desse material individual, a Secretaria Municipal de Educação também entregou itens de uso coletivo dos alunos da Educação Infantil. Os materiais permanecem nas unidades escolares como instrumentos pedagógicos de grande importância para a aprendizagem dentro do ambiente escolar.
         A distribuição do kit escolar garante aos alunos melhores condições de estudo, igualdade social e economia no orçamento familiar.