A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira (10), a entrega de novos ônibus e mobiliários escolares para a rede municipal de ensino. A ação foi celebrada no CIEP 227- Procópio Ferreira, em Nova Campinas. O prefeito Washington Reis, acompanhado da secretária de Educação, Cláudia Viana, e dos deputados federal, Áureo Ribeiro; e estadual Rosenverg Reis, entre outras autoridades municipais, disse estar empenhado em garantir benefícios que atendam as reais necessidades da educação. “A ordem é continuar trabalhando e acreditamos que este, com certeza, será um ano melhor”, destacou o prefeito. Ele acrescentou que iniciou, recentemente, um processo de reforma nas escolas (pintura e manutenção em geral), e o CIEP 227, a partir da semana que vem, receberá a intervenção.
Os ônibus foram adquiridos por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), cujos recursos financeiros foram viabilizados pela emenda parlamentar do deputado Aureo Ribeiro. Já os mobiliários (conjunto de mesas e cadeiras), destinados para professores e alunos, inclusive com deficiência, foram adquiridos por meio de um termo de compromisso com o FNDE.
Em sua fala, Cláudia Viana ressaltou: “A comunidade escolar deve ser acarinhada, cuidada. A cada dia estamos trazendo melhorias. Não temos parado um segundo. Os transportes, além de oferecerem mais segurança e comodidade, contribuem para a redução da evasão escolar. Quanto ao mobiliário, além de proporcionar uma sala de aula mais bonita, oferece conforto a acessibilidade para as nossas crianças”.
Para reforçar a frota do transporte escolar estão sendo entregues 25 ônibus nas escolas localizadas em áreas de difícil acesso. Ao todo, são beneficiadas cerca de 2.500 crianças. Os veículos são equipados com dispositivo de acessibilidade do tipo poltrona móvel (DPM) para garantir o embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida; possuem cinto de segurança em todos os assentos, tacógrafo eletrônico, limitador de velocidade e GPS para garantir segurança aos alunos.
As unidades contempladas são:Tancredo Neves, Coração de Jesus, Tabuleiro, Sargento João Délio, Márcio Fiat, Santo Izidro, Albert Sabin, Brasil Itália, Cidade dos Meninos, Mariana Nunes Passos, Parque Capivari, Profª Aila Saldanha do Couto, Creche Marília Siqueira, CIEP 330 – Maria da Glória Corrêa Lemos e CIEP 328 Marie Currie.
Já os mobiliários, serão enviados para as escolas Profª Hilda do Carmo, Profª Marian Nunes Passo, Prof. João Fautino, Parque Capivari, Joaquim da Silva Peçanha, Rotary, Nísia Vilela Fernandes, Almirante Tamandaré, creche Gandur Assed, CIEP 220 – Yolanda Borges o Museu Vivo de São Bento.

“Estou muito feliz, pois esses benefícios significam dignidade e avanço para a nossa comunidade escolar”, destacou a diretora do CIEPP 227, Ilma Gonçalves.
Para Fran Assis de Oliveira, mãe da aluna Ágatha de Oliveira, do 4º ano do Ensino Fundamental, a novidade influencia no aprendizado da sua filha. “Uma escola mais bonita fará com que ela tenha ainda mais prazer em ir à escola e estudar. Só tenho a agradecer”.