A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (06) o seminário de abertura para a Reestruturação Curricular da rede municipal de ensino. O objetivo foi debater diferentes concepções de currículo e divulgar o calendário de atividades. O encontro aconteceu no auditório do Colégio Pedro II, onde reuniu professores e especialistas.
Durante a reunião, foi apresentada a Comissão de Reestruturação Curricular, que possui representações da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação, do Fórum Municipal e da UERJ/FEBF, responsável pela organização e sistematização das etapas do processo.
Para esclarecer e resgatar o histórico de debates em torno da Reestruturação Curricular, palestrantes apresentaram concepções variadas de currículo. O Prof. Dr. Lincoln de Araújo Santos da UERJ/FEBF falou sobre “O plano municipal de educação de Duque de Caxias e os referenciais curriculares. A Profª Dra. Talita Vidal Pereira, também da UERJ/FEBF, dialogou sobre a “Produção do campo curricular e os desafios para o século XXI”. Por fim, a Profª e Me, Miriam de França, trouxe um relato sobre o “Histórico da construção do documento Pressupostos Teóricos da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias”.
Após as apresentações, houve um debate em torno das questões pedagógicas, de forma democrática e participativa.
As atividades que compõem o processo de Reestruturação Curricular estão organizadas em quatro etapas: Preparação, Consulta Pública, Deliberação e Apropriação. Ao longo do processo, serão debatidas concepções de currículo, definição do conteúdo do documento curricular municipal, aprovação de sua versão definitiva e construção de modos de apropriação de suas diretrizes no cotidiano escolar.

 

About Marilea Lopes