A educação é capaz de criar oportunidades e transformar vidas. Em reconhecimento ao desempenho do aluno Jonathan Lazaro Gomes Bittencourt, que foi premiado com medalha de bronze na disputada Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Secretaria Municipal de Educação prestou uma homenagem especial. Representando a secretária da pasta, Cláudia Viana, a subsecretária Iracema Medeiros, acompanhada da coordenadora do Departamento de Educação Básica (DEB), Tatiana Várzea, entregou ao homenageado uma placa de Menção Honrosa. O encontro, que aconteceu na Escola Municipal Minas Gerais, no bairro Parque Fluminense, onde Jonathan cursa o 9º ano do ensino fundamental, contou com a presença da diretora Libânia Torres; do pai, Luis Fabrício Santos, e dos professores de matemática, James Janser de Barros e Erickson Martins.  Você é um orgulho e exemplo para a nossa rede. Esta placa prova o valor da sua dedicação. Também sou oriunda de escola pública e, mesmo com as dificuldades, me ajudou a ser quem eu sou. Tenho certeza que no futuro ainda vou ouvir falar no grande homem que você se tornou”, parabenizou Iracema.

Visivelmente emocionado, Jonathan, que antes de ingressar na rede, estudava em uma escola particular, lembra que se sentia desestimulado por não ter um bom rendimento, mas conclui que ao ser transferido para a escola municipal encontrou a sua válvula de escape. Para tanto, ele agradece o apoio dos professores e, principalmente, do seu pai. “Meu pai está sempre ao meu lado, me incentivando a estudar e acreditando em mim. Devo tudo a ele. Já meus professores me ajudam com dicas importantes no intervalo das aulas”, destacou Jonathan, que ainda acumula outras duas medalhas de bronze, nas Olimpíadas Canguru de Matemática Brasil e de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ). “Meu objetivo agora é ganhar a de ouro”, adianta.
Determinado, Jonathan conta que pretende seguir carreira militar e se formar no curso de Engenharia da Informação, com especialização na conceituada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Sempre presente na vida do filho, Fabrício adverte sobre a importância do apoio familiar . “Sou realizado por ter um filho dedicado, mas a participação da família é fundamental nesse processo. Quero que ele tenha um futuro promissor. A responsabilidade em formar um cidadão não é só da escola, mas de todos nós”.

A diretora da escola era só orgulho. “É uma honra a importância da nossa escola na vida desse menino. Por meio do estudo é que a gente chega a algum lugar. Agradeço também o apoio e o carinho da Secretaria de Educação, que nos dá suporte para a realização de um ensino de qualidade”.

Da mesma forma, o professor Janser teceu elogios: “O Jonathan me surpreende ao resolver rápido equações complexas e ainda ajuda os colegas. Ele chegou quase pronto, só foi preciso lapidá-lo. Tem um potencial elevado na matemática e serve de inspiração até para nós, professores. Tanto que vou me inscrever para a próxima Olimpíada da Matemática, destinada aos educadores. Se eu passar , pretendo abrir um polo em Duque de Caxias para preparar crianças da Baixada Fluminense para disputar as próximas Olimpíadas.