Com a proposta de fortalecer e ampliar o Grêmio Estudantil nas 51 escolas da rede que atendem do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal de Educação, por meio  da Assessoria à Gestão Escolar (AGE), promoveu na sexta-feira (05/07), o encontro do I Grêmio Estudantil / 2019, no auditório da SME. O evento contou com a participação de cerca de 160 pessoas, entre alunos, professores e diretores da rede. A secretária de Educação, Cláudia Viana, parabenizou os envolvidos e destacou a importância que o Grêmio representa na formação do estudante. “Esse é um movimento democrático que muito me agrada. É a oportunidade de dar voz aos alunos para que eles entendam o valor da sua representatividade no ambiente escolar. A educação não se resume apenas no aprendizado dentro da sala de aula, ela é muito mais ampla.  E o Grêmio é um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. Permite que os alunos discutam, criem propostas e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade”.

A responsável pela AGE, Alcineia Oliveira, acrescentou: “Estamos no processo de construção. A nossa meta é que, até o final deste ano, as 51 escolas tenham o seu Grêmio instalado. Um dos principais objetivos desse movimento também é incentivar a participação dos alunos nas atividades da escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras no ambiente escolar”.

Também estiveram presentes, a assessora institucional da SME, Daniele Barros; o coordenador-geral do Fórum Estadual do Rio de Janeiro, professor e mestre em Educação, André Marinho; o precursor da União dos Estudantes de Duque de Caxias (UED), entidade responsável por organizar os grêmios estudantis, professor Arilson Mendes de Sá, e o presidente do Conselho Municipal de Juventude e gestor de Políticas Públicas da FUNDEC, Everton Panda. O encontro também contou com a apresentação da banda marcial, formada por alunos da Escola Municipal Roberto Weguelin de Abreu e do grupo Luar sem Limites, da Escola Regina Celi da Silva Cerdeira.

“O que estamos construindo não só aqui , mas em todo Estado é por vocês, estudantes. Queremos ampliar com vocês. O empoderamento é fundamental para uma educação que preserva uma gestão democrática. Ao mesmo tempo, é importante ressaltar que autonomia não é sinônimo de independência”, explicou Marinho.

Consciente sobre a importância do Grêmio Estudantil na sua vida, o aluno Miguel dos Santos Teodoro, de 15 anos,  da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, apesar da pouca idade, proferiu um discurso emocionado de um cidadão consciente. “Minha escola retomou o Grêmio este ano e abriu minha visão sobre o que acontece na sociedade. A escola não precisa ter muita verba para nos oferecer educação, basta nos oferecer conhecimento. Temos agora que expandir. Aprendi que o conhecimento quanto mais você busca, mais você quer. Nós temos que ter iniciativa e não depender só dos nossos pais. Quero avançar mais no Grêmio e incentivar outros estudantes a fazerem o mesmo”.

A formação do Grêmio Estudantil atende ao princípio que consta no art.206, inciso VI da Constituição Brasileira e no Plano Municipal de Educação. A Prefeitura de Duque de Caxias também deu um importante passo ao instituir, em 2017,  a Lei da Gestão Democrática, que garante às escolas  autonomia por meio da consulta pública para a escolha dos gestores; a formação dos grêmios estudantis e o fortalecimento dos conselhos escolares.

Durante o evento, André Marinho apresentou uma palestra sobre “A Importância dos Grêmios Estudantis na Construção da Gestão Democrática”. Já o professor Arilson abordou o tema: “Histórico dos Grêmios Estudantis em Duque de Caxias”.
Feliz com a iniciativa, Arilson definiu: “ É um sonho se concretizando. Estamos perseguindo o caminho da organização em nossa cidade. Iniciativas como essa são fundamentais para mudarmos a história do nosso país.  É importante ressaltar que nem sempre o fato de estar na lei, garante a existência daquela realidade, por isso esse processo de indução é fundamental.  O Grêmio não é tarefa só da direção da escola, da equipe técnica pedagógica, dos profissionais da educação ou dos alunos, mas de todos nós.

Por fim, a funcionária da AGE, Sheila Santos, apresentou uma palestra sobre como implementar o Grêmio Estudantil nas unidades escolares.