Por conta do encerramento do primeiro semestre letivo, a reunião mensal dos diretores, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, na quinta-feira (18/07), no auditório da OAB-Caxias, foi marcada em meio a um clima de agradecimento e retrospectiva das ações positivas desenvolvidas durante o período. O encontro também foi registrado com a apresentação da nova subsecretária Pedagógica, Tatiana Várzea, que antes ocupava o cargo de diretora do Departamento de Educação Básica (DEB).
A secretária de Educação, Cláudia Viana, ressaltou que, embora tenham obstáculos a serem superados, a determinação, a integração e a força de vontade de cada um, pautadas numa gestão democrática e participativa, formam os ingredientes certos para alcançar avanços graduais em prol do ensino. “A nossa reunião de hoje é de reconhecimento, troca de experiências, reflexão e gratidão por tudo que vocês representam para a nossa rede”, acrescentou.

Durante o encontro foram apresentados alguns exemplos que evidenciam o desempenho do trabalho desenvolvido nos últimos seis meses nas unidades de ensino. A diretora da Escola Municipalizada Sergipe, em Xerém, Halline Fialho, apresentou, por meio de imagens, várias atividades de destaque da sua escola, tais como: passeios culturais; ações de conscientização ambiental e de cidadania; aula de ballet, campanhas de combate ao abuso e exploração sexual e de vacinação; piquenique literário, entre outras novidades norteadas pela SME.

O outro destaque foi o aluno Jonathan Lázaro Bittencourt, da Escola Municipal Minas Gerais. Medalhista de bronze da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a experiência dele abriu as portas para incentivar outros alunos a aderirem à competição. “Esse prêmio só me garantiu coisas boas. Além de eu ganhar uma bolsa de estudo para aperfeiçoar o meu conhecimento, fiquei famoso ao sair no jornal e virei referência para os meus colegas de sala de aula, pois agora eles também querem participar. Agradeço aos meus professores e aos meus pais pelo incentivo. Estudar é o único caminho para atingirmos a nossa meta”, disse o consciente e talentoso aluno, que ainda foi homenageado pela secretária Cláudia Viana com a entrega de uma medalha.

Em seguida, foi a vez da professora Denise Ana de Oliveira, do Ciep Municipalizado 015 Henrique de Souza Filho Henfil, falar sobre o seu trabalho. Ela é autora de uma dissertação de mestrado sobre um rico trabalho pedagógico de sustentabilidade e hábitos alimentares saudáveis, vinculados ao cultivo da horta escolar, o que lhe rendeu um prêmio na Associação Ibero-Americana (AIA), de Portugal. Esse material ainda resultou no lançamento do livro Jogue Sementes, escrito por seus alunos, com base nas práticas vivenciadas em sala de aula.

A reunião contou ainda com a apresentação da assessora de Educação e Saúde da Secretaria Municipal Saúde, Myrian Medeiros, que fez um alerta sobre a importância do apoio dos gestores na mobilização e orientação da comunidade escolar em prol das campanhas de vacinação a serem realizadas no próximo semestre. Logo depois, representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) falaram sobre o cadastramento biométrico, que chegou à Duque de Caxias, e solicitaram o apoio dos diretores na divulgação da ação junto à comunidade escolar. O prazo termina no dia 01 de dezembro deste ano.

O evento foi encerrado com a apresentação de um vídeo institucional da SME, contendo as principais atividades realizadas durante o semestre, além de uma mensagem de autoestima, superação, união e parceria, proferida pela secretária, em meio aos aplausos do público presente.