Em prol do avanço educacional, a Secretaria Municipal de Educação promoveu o Encontro de Instituições Privadas de Duque de Caxias, na quarta-feira (25/09), no auditório do Teatro Raul Cortez. O evento foi organizado pelo Departamento de Acompanhamento às Instituições do Sistema de Ensino (DASE) e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação. O objetivo principal foi aprimorar o conhecimento dos gestores das unidades privadas, por meio de palestras de orientação, além da integração, do acolhimento e do incentivo. A ocasião também propiciou a entrega das Portarias de Autorização de Funcionamento para 27 escolas particulares da Educação Infantil (creche e pré-escola).
Representando a secretária de Educação, Claudia Viana, que não pôde estar presente, a subsecretária de Administração e Gestão de Pessoal (SSAGP), Iracema Medeiros, abriu o evento, acompanhada pela diretora do DASE, Denise Massad, e parabenizou os envolvidos no processo. “Estamos construindo um futuro melhor para as nossas crianças. É gente que cuida de gente. Essa união é fundamental para o desenvolvimento do ensino. Entendemos que educação se faz junto, independente se a esfera é pública ou privada. Dessa forma, podemos colher resultados promissores”, destacou Iracema.
Estiveram também presentes, a diretora Regional Administrativa da Metropolitana V, Aline Medeiros; a chefe da Inspeção Escolar Estadual da Metropolitana V, Nanci Cardim; o conselheiro Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e articulador dos Conselhos de Educação do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (FNDE/MEC), e mestre em Educação, Marcelo Mocarzel, que ministrou palestra sobre Legislação Educacional, além do presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Duque de Caxias (SINEPE), Oswaldo Filho, e equipe do Conselho Municipal de Educação.

De acordo com Denise Massad, uma das principais missões do seu Departamento é fiscalizar, orientar e acompanhar o funcionamento de mais de 200 escolas particulares, além das 178 da rede pública do município. “É uma manhã histórica para a nossa inspeção escolar. Reconhecemos a importância de cada unidade aqui representada e sabemos o quanto é fundamental estarmos juntos. Nossa equipe realiza um acompanhamento periódico e oferecemos as orientações necessárias para aquelas que estão em processo de legalização. No ano passado, também entregamos 54 autorizações. É um trabalho minucioso, mas que tem avançado”.

Uma das contempladas pela certificação de autorização para o funcionamento da unidade escolar foi Joseane Afonso Prudente. Ela é responsável pelo Centro Educacional Afonso Prudente, localizado no Parque Lafaiete. Emocionada ao assinar o documento, ela lembrou as dificuldades que precisou superar para ter a sua própria escola e destacou o apoio fundamental que teve da Secretaria Municipal de Educação, por meio da equipe da Inspeção Escolar. “Na hora passou um filme na minha cabeça sobre tudo o que eu vivi para chegar até aqui. Era um sonho meu e da minha irmã, mas ela faleceu. Mesmo assim, não desisti. Dei entrada no processo, no ano passado, e, para minha surpresa, aconteceu tudo rápido. Sou muito grata a essa equipe maravilhosa que esteve ao meu lado, me orientando e me dando todo suporte para concretizar o meu sonho”, comemorou.