A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quinta-feira (14/11)  reunião com diretores escolares, que visa proporcionar integração, acolhimento e troca de informações, pautados numa gestão democrática. Na ocasião, a secretária de Educação, Claudia Viana, aproveitou a oportunidade para prestar uma homenagem pelo Dia do Diretor, celebrado 12 de novembro em todo país. Houve apresentação de vídeo, recitação de poesias e dinâmica de grupo, com direito a sorteio. A reunião aconteceu no auditório do Colégio Pedro II – Caxias. Visivelmente emocionada, Claudia parabenizou o desempenho dos gestores em suas unidades escolares.

Agradeço a cada um aqui, pois apesar das dificuldades, vocês criam oportunidades que levam nossos alunos a patamares maiores. Durante minhas visitas às escolas pude observar a riqueza dos trabalhos desenvolvidos por nossos alunos. Mostra o resultado de um trabalho sério e eficiente. Não acredito numa educação apenas de discurso, mas de prática para os nossos alunos. É uma vida que está nas nossas mãos. Eles precisam ter a mesma oportunidade que tivemos. Educação é troca, caso contrário, você não faz educação. Meu muito obrigada a vocês, do fundo do coração. Estou aqui como uma professora que ama ser professora e luta por seus ideais”, ressaltou a secretária, sob os aplausos dos diretores.

Outro momento importante foi marcado pela entrega de medalhas de ouro aos alunos de 18 escolas da rede, que participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa, organizado pela professora Luciana Abreu, coordenadora municipal do Programa e integrante da Assessoria de Educação Básica da SME. A iniciativa, que é desenvolvida pelo Ministério da Educação, com apoio de outras instituições, tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de leitura e escrita. O tema dessa edição foi “O lugar onde vivo”. De acordo com os organizadores, o assunto propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Orgulhosos ao receberem o prêmio, os estudantes, acompanhados de seus professores de português e familiares, destacaram que estudar é o melhor caminho para alcançar um futuro melhor. Eles foram premiados nas categorias: Poema, Memórias Literárias e Crônica. A entrega das medalhas foi feita pela secretária, Claudia Viana, a subsecretária Pedagógica, Tatiana Várzea, a subsecretária de Administração e Gestão de Pessoal, Iracema Medeiros, além dos membros da Comissão Julgadora Municipal, que procedeu a leitura e avaliação das produções realizadas pelas escolas das redes de ensino estadual e municipal, em Duque de Caxias.

Logo após as comemorações, os gestores receberam orientações da coordenadora de Assistência ao Educando, Gisele Farias, e da equipe da Coordenadoria de Suporte e Desenvolvimento Tecnológico, sobre o passo a passo do Sistema Informatizado de Matrícula, que, além de uniformizar o serviço, oferece acessibilidade e rapidez ao público e facilita a gestão administrativa.

PREMIAÇÃO DOS ALUNOS

Na categoria POEMA:

Aluno: João Miguel do Nascimento Boladini

Professora: Áurea Maria B. Machado.

CIEP Brizolão Municipalizado 227 Procópio Ferreira

Aluno: Miguel da Costa Moreira.

Professor: Ricardo Garcez

CIEP Brizolão Municipalizado 318 – Paulo Mendes Campos

Aluno: Gabrielle Marques da Silva

Professor: Eliane Vila Costa

E. M. Professora Maria de Araújo da Silva

Bruna Carla Oliveira Lima. Turma:

Professor:

E. M. Alberto Santos Dumont

Aluno: Thalita Gomes Miranda. Turma: 501.

Professor: Michele Natividade Fernandes dos Santos.

E. M. Aline Gonçalves de Lima

Aluno: Matheus de Paula Rocha

Professor: Alessandra Maria Almeida de Aguiar

Aluno: Daniel Araújo

Professor: Anna Cristina Ferreira da Costa

E.M. Hermínia Caldas da Silva

Aluno: Elizabeth Nascimento da Silva

Professor: Inês da Conceição Coutinho

E.M. Professor Alberto Ribeiro Vasconcelos

Aluno: Yasmin Teixeira Lopes

Professor: Claudimere da Silva Nascimento

E.M. Santa Rita

MEMÓRIAS LITERÁRIAS

CIEP 338 – Escola Municipalizada Célia Rabelo

Aluno: Maria Eduarda da Silva Fidalgo Clara.

Professor:  Áurea Maria B. Machado.

Aluno: Evellyn Stace da Costa Alves

Professor: Verônica Tozzo de Q. Lima

E.M. General Mourão Filho

Aluno: Hellen Yasmyn Conceição Ferreira

Professor: Kelly Cristina da Silva Saleti

E.M. Nova Campinas

Aluno: Isabelly Ketlyn dos Santos

Professor: Danúbia Tupinambá Pimentel

E. M. Santa Luzia

Aluno: Yasmin de Almeida Lima

Professor: Andressa Cristina de Oliveira.

Na categoria CRÔNICA

Aluno:Pedro Henrique Detoni

Professor: Áurea Maria B. Machado.

Aluno: Thaianny Coutinho

Professor: Josianne Pereira de Carvalho Machado