Alunos da rede municipal de Duque de Caxias, diagnosticados com deficiência visual, têm a oportunidade de receber óculos gratuitos. A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura e a empresa Amil Saúde, cuja proposta é promover ações de responsabilidade social. O programa, que já beneficiou 38 alunos, do CIEP Municipalizado 227- Procópio Ferreira, dessa vez atendeu 55 estudantes, de 5 a 17 anos, do CIEP Municipalizado120 – Monteiro Lobato. O objetivo é contemplar as unidades que estejam em áreas de vulnerabilidade social.

          Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão, o que geram dificuldades de aprendizagem.

          De acordo com a secretária de Educação, Claudia Viana, o projeto chegou para aprimorar as ações efetivas da educação. “Esta parceria estabelecida pela Prefeitura, através do prefeito Washington Reis , demonstra a sensibilidade e o compromisso que ele tem em melhorar a condição da saúde ocular dos nossos alunos, o que é imprescindível nos primeiros anos de escolaridade, pois garante uma alfabetização dentro da idade correta”, avaliou a secretária.

          A entrega dos óculos no CIEP 227 aconteceu na quinta-feira (27/02) e contou com a participação da primeira-dama, Daniele Reis, da diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais da SME, Arlene Cavalini, do gerente de Relação Institucional da Amil, Pedro Pimentel e do diretor da unidade, Fernando Luis Vieira, além de pais e responsáveis.

         Os alunos contemplados eram só alegria ao receber os óculos, cujas armações e cores foram escolhidas por eles. Caio Henrique Matos Ferreira, de 10 anos, acompanhado de sua mãe Tamiris Matos de Aguiar exibia todo orgulhoso o novo visual. A responsável contou que o ´filho reclamava de dores de cabeça, mas não imaginava que fosse problema de vista. “Sou muita grata por este trabalho, pois não teria condições financeiras de comprar esses óculos”, comemorou.

         Já Priscila Gomes Rocha Rodrigues de Oliveira, mãe de Isabela Rocha da Silva, de 9 anos, contou que a filha dizia ter dificuldade para copiar o dever do quadro. “Eu via embaçado, aí copiava da minha colega. Agora está tudo limpo”, lembrou a menina, enquanto experimentava o presente.

         A execução do projeto envolve quatro etapas. A primeira atividade é a capacitação de professores, promovida por especialistas, para triar os alunos. Em seguida, os estudantes passam por avaliação com o uso da escala optométrica: um diagrama utilizado para medir a acuidade visual. Os triados seguem para as consultas oftalmológicas e, de acordo com a necessidade, são direcionados para o uso de óculos ou dependendo do grau de complexidade para o Hospital Municipal do Olho Júlio Cândido de Brito, onde possui uma tecnologia de ponta, referência em todo o Estado. “Dos 550 alunos avaliados em nossa escola, 10% foram identificados com problema de visão”, contou o diretor.

         Para Daniele Reis, a Prefeitura prioriza ações que atendem as necessidades de quem realmente precisa. Ela ainda aproveitou para fazer um apelo: “Recebemos sempre de braços abertos quem vem trazer algo de bom para a nossa população. Temos ainda um projeto para implantar uma fábrica de óculos no nosso município. A ideia é oferecer o benefício gratuitamente para a comunidade carente. Enviamos a proposta ao governo federal para buscar o financiamento. As nossas contas públicas não estão do jeito que a gente gostaria, por isso pedimos que população regularize o pagamento do IPTU e exija a nota fiscal ao comprar um produto. Muita gente não sabe, mas parte desse imposto é revertido para o município transformar em melhorias para os cidadãos. Pedimos também que evitem jogar lixo nas ruas, pois o gasto que temos com a coleta é muito alto. Precisamos fazer a nossa economia girar para ser revertida em bens e serviços para a nossa cidade”, alertou Daniele.

         O gerente de Relações Institucional da Amil, Pedro Pimentel, acrescentou que a preocupação é com o bem-estar social. “É importante destacar que é uma parceria a custo zero para o poder público. Oferecemos todo o suporte, desde o diagnóstico até a entrega dos óculos. Nossa proposta é ampliar esse trabalho, que tem alcançado as nossas expectativas. Agradecemos a Prefeitura por nos apoiar nessa empreitada”, acrescentou.

About Marilea Lopes