Professora Bianca Maia

Mesmo diante do cenário adverso por conta da pandemia, a Educação Municipal de Duque de Caxias se reinventou para contornar as dificuldades e promover o ensino à distância sem perder a qualidade. Graças à dedicação de educadores, resultados promissores podem ser conferidos na prática. Como é o exemplo da diretora da Escola Municipal Oswaldo Cruz, Bianca Maia. Apaixonada pela missão de educar, ela não mediu esforços e, com o apoio das professoras Dalvani Mattos e Kátia Abrahão, inscreveu 62 alunos, do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, para participarem do Prêmio Light nas Escolas 2020, que visa estimular a educação ambiental, com ênfase no consumo consciente de água e de energia elétrica. O resultado? Os alunos da escola do bairro da Covanca ficaram em quinto lugar, dentre inúmeras escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro com o projeto “Eu, vós, Eles”, de incentivo à leitura e escrita sobre a temática ambiental.

Bianca conta que foram seis meses de preparação, em meio a uma nova metodologia de ensino .“Utilizamos as redes sociais para compartilhar conteúdo e debatermos ideias. Quando os alunos iam buscar as apostilas na escola,  entregavam os textos e desenhos que tinham elaborado. A ideia principal não é exigir atividades, mas sim que o aluno sinta-se à vontade para realizar um trabalho criativo”.

Para a estudante Mariana Rodrigues, de 9 anos, o processo foi prazeroso e contribuiu para um grande aprendizado. “Fiquei feliz. Não entendia muito sobre o Meio Ambiente. Ficava pensando em floresta, mas tem muita coisa. Podemos fazer coisas que ajudam a preservar e cuidar da nossa cidade, como não jogar lixo no chão, economizar energia e não gastar água”, alertou.

Com o material recebido dos alunos durante as atividades, Bianca e as professoras produziram um vídeo e enviaram para o concurso. Lá, ele foi selecionado por uma comissão técnica de jurados, além de voto popular na rede social.

Talentosa e visionária, Bianca, que, há seis anos, é responsável também pelo premiado projeto de lançamento de livros, de autoria de seus alunos, acrescenta que esse prêmio representa resiliência e superação para a comunidade escolar. “Em meio a toda dificuldade social e de saúde em que vivemos, não desistimos do papel importante que a escola tem para a sociedade e nem de buscar uma educação pública de qualidade. Cada recado de saudade da escola por nossos alunos demonstra que estamos no caminho certo”.

Secretária de Educação destaca como exemplo de superação para a rede de ensino

Encantada com o resultado do projeto, a secretária de Educação, Claudia Viana,  ressalta que quando o trabalho é feito com dedicação e compromisso qualquer obstáculo pode ser superado.  “É um excelente exemplo de que embora estejamos vivendo numa pandemia que nos afastou presencialmente dos bancos escolares, podemos nesse contexto nos reinventar e diante de uma nova perspectiva de educação chegar ao centro do objetivo do nosso trabalho, que é a aprendizagem dos nossos alunos. Parabéns à escola e parabéns à professora Bianca pela visão maravilhosa”, comemorou.

Como prêmio, os alunos receberão certificados e o professor-orientador um kit para gravação de vídeos (lentes, tripé, microfone right light), e um celular. Além disso, quando a pandemia terminar, farão um tour ao Centro Cultural da Light, no Centro do Rio de Janeiro.

A ideia da escola é seguir além. “Vamos prosseguir na mediação de conhecimento e no incentivo a reflexão do meio em que vivemos. Pretendemos lançar uma coletânea com as atividades desenvolvidas pelos alunos. Cada conquista deles é uma alegria que a profissão me proporciona. Ser professor é valorizar a educação, seja presencial ou virtual”.