As aulas presenciais das escolas municipais de Duque de Caxias voltaram de maneira gradual e segura na segunda semana de fevereiro (08 a 12/02), por meio do Decreto Municipal nº 7.814, de 03/02/21.

O retorno segue o calendário escolar com todas as medidas de prevenção ao Coronavírus, garantindo assim a segurança dos alunos, professores e comunidade escolar.

“Nesse primeiro momento, estamos trabalhando em sistema de rodízio. Então, a gente já havia separado as turmas em grupo”, esclarece a diretora, Natália Xavier, da Escola Municipal 21 de Abril.

A primeira semana foi voltada para acolhimento e orientações sobre medidas de higienização, distanciamento e uso obrigatório de máscaras.

“Assim que eu cheguei à escola, ficamos um longe do outro, teve um distanciamento e, também, tudo com álcool em gel. Então, é um sonho realizado poder voltar a estudar”, afirma a aluna Ester Freitas.

Todas as escolas da rede obedecem a uma série de critérios para receber alunos, professores e servidores. Ao adentrarem às unidades, todas as pessoas têm a temperatura aferida. Sendo que, quando estiver acima de 37,5 graus, será orientado o retorno para casa.

Para a retomada, a SME e a Prefeitura disponibilizaram e distribuíram uma série de insumos destinados tanto aos estudantes quanto aos servidores, como máscaras, termômetros digitais, fitas adesivas, álcool em gel e borrifadores.

Assista ao vídeo com os depoimentos emocionantes dos nossos alunos.