Após cem anos de fundação, a Creche e Escola Municipal Dr. Álvaro Alberto, continua sendo referência de ensino no Estado do Rio de Janeiro. E, para celebrar o centenário, a SME de Caxias realiza, neste sábado (20/02), um evento para comemorar o tão esperado 100 anos.

“Hoje, o município de Duque de Caxias conta com 179 unidades de ensino e 34 creches, e atende 75 mil alunos. E, além disso, ter essa escola como referência é um marco da Educação em nosso município. Nossa rede de ensino tem escolas urbanas e rurais e com essa diversidade através do trabalho da Educação, vem demonstrando o quanto estamos comprometidos com a educação em nosso munícipio. Tornando, desse modo, Caxias uma cidade além do seu tempo”, esclarece Cláudia Viana, secretária municipal de Educação.

Estiveram presentes o prefeito Washington Reis, o deputado federal e ex-aluno da escola, Aureo Ribeiro, a secretária municipal de Educação, Claudia Viana, a diretora da escola, Jacqueline Lemos, o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Marcus Vinícius (Boquinha), o deputado estadual, Rosenverg Reis e o vereador Junior Reis.

A escola ficou conhecida mundialmente por ser a primeira na América Latina a servir merenda escolar para os alunos, com o famoso “Mate com Angu”. Tornando-se assim, referência de ensino para as demais instituições educacionais.

“Uma escola pioneira na América Latina. Uma professora (Armanda) entendeu que a criança alimentada tem uma melhor performance na aprendizagem. E foi assim que há 100 anos começou com essa merenda”, explica o prefeito Washington Reis.

Na ocasião, aconteceu também a inauguração de um espaço de lazer, com a presença da secretária municipal de Educação, Cláudia Viana, do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, do deputado federal e ex-aluno da escola, Aureo Ribeiro e do deputado estadual, Rosenverg Reis.

“Fico feliz de ver a escola resgatando tudo, a sua história, a sua gente. De estar aqui entregando uma escola reformada para comunidade com parquinho, uma escola pronta para vencer o desafio da Educação em 2021”, destacou o deputado federal e ex-aluno, Aureo Ribeiro.

O lado artístico

A professora Rosane Medeiros abriu a solenidade cantando brilhantemente o Hino do Município de Caxias, e na sequência, a senhora, Jocelma Siqueira, mãe de um ex-aluno, cantou a música “A paz”, da banda Roupa Nova. Para finalizar, a Orquestra Sinfônica do projeto “Som + Eu” se apresentou com um repertório de músicas clássicas e brasileiras, do romantismo europeu aos dias atuais.