A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (29/03) o encaminhamento de 98 jovens, de 18 a 20 anos, contemplados no Programa Primeira Chance, para começar a trabalhar a partir de amanhã nas escolas municipais, nos cargos de Auxiliar de Transporte Escolar e Agente de Apoio à Integração Escolar. Em atendimento aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, a ação foi montada em cinco polos, distribuídos nos quatros distritos da cidade.

O programa Primeira Chance foi criado e lançado, pela Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Administração, com apoio da SME, cuja a proposta é oferecer ao jovem a oportunidade de conquistar o primeiro emprego, principalmente, no atual cenário de pandemia.

Para o recém-contratado do programa, Alanderson Gabriel dos Santos, de 20 anos, essa é uma oportunidade única que chegou no momento que ele mais precisava. “Fiquei muito emocionado quando o meu nome foi sorteado. Conquistar o primeiro emprego é muito difícil quando a gente não tem experiência. Conheço muita gente que está precisando trabalhar. Posso dizer que agora sou um privilegiado”, orgulha-se o rapaz, que vai trabalhar como Agente de Apoio e Integração Escolar, na Escola Municipal Joaquim Salgueiro.

Quem também não escondia a emoção era Julia Ferreira, de 18 anos. “Recebi um dos maiores presentes da minha vida. Acabei de ser aprovada na faculdade, no curso de Pedagogia, e tudo o que eu queria era estar num ambiente escolar. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, contou a jovem, que atuará na Escola Municipal Jardim Gramacho.

Ao todo, foram oferecidas 700 vagas em diversos cargos, com contrato de 12 meses, preenchidas mediante sorteio público. Todos os candidatos devem ser residentes do município. A carga horária de trabalho será de 30 horas semanais e o participante do programa também recebe uma bolsa-auxílio de R$650, auxílio-transporte e alimentação. Na ocasião, cada contratado ainda recebeu duas camisas do programa, que servirão como uniforme.

De acordo com a secretária de Educação, Roseli Duarte, é essencial firmar parcerias que alcancem resultados significativos em prol de um futuro melhor. “A nossa missão é ir além da sala de aula para atender as necessidades das nossas crianças e jovens. Esse programa, por exemplo, é maravilhoso, pois oferece a chance do jovem continuar estudando, ter sua formação adequada e um trabalho digno”, declarou.