Cultura presente no ambiente escolar: prática capaz de potencializar a aprendizagem e transformar a vida de meninos e meninas. Partindo desse princípio, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, criou o projeto “Educação Também Faz Arte”, para oferecer aos alunos e suas famílias acesso a várias atividades culturais (música, artes visuais, dança, teatro e circo), dentro e fora do ambiente escolar. A iniciativa foi possível graças ao apoio do prefeito Washington Reis, da sensibilidade da secretária de Educação, Roseli Duarte, e da parceria da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
De acordo com a SME, além do lançamento de novos projetos, a parceria ampliará aqueles que estão em andamento, como o Unicirco e o Projeto Som Mais Eu, ambos em Campos Elíseos e com apoio da Petrobras.
Com o projeto seguindo em ritmo acelerado, a Secretaria Municipal de Educação lançou recentemente na Escola Municipal Governador Mário Covas JR, em Cangulo, o programa “Orquestra nas Escolas”, ministrado pelos projetos Som Mais Eu e Sinta o Som, vinculados ao Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME). Ao todo, são beneficiados pela iniciativa 322 alunos.
Seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, as aulas são oferecidas no contraturno escolar, divididas nos turnos da manhã e da tarde.
“Graças ao apoio dos nossos parceiros, principalmente do deputado Aureo Ribeiro, estamos dando os primeiros passos em um projeto que promete revolucionar a nossa rede. Sabemos que a cultura funciona como ferramenta de grande valor no processo de ensino-aprendizagem, ampliando conhecimentos e oferecendo novas oportunidades. Com base em pesquisas, alunos que desenvolvem um trabalho com a música, por exemplo, apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo. Por isso, estamos empenhados em oferecer o que há de melhor nesse segmento”, ressaltou a subsecretária de Acompanhamento às Ações Institucionais, professora Iracema Costa, que é responsável por acompanhar o projeto.
O programa Orquestra nas Escolas oferece formação musical, com aulas de violino e flauta doce, para alunos do 2º ao 5º ano, que se inscreveram. Além disso, o Sinta o Som promove oficinas sobre educação ambiental e sustentabilidade para professores e estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental construírem seus próprios instrumentos musicais com materiais recicláveis (copos de plástico, garrafas pet, sacos plásticos e outros materiais).
As atividades realizadas de maneira lúdica e consciente são ainda sugeridas e orientadas para que os professores das turmas possam ampliar e dar continuidade ao projeto na sua prática pedagógica.
Para a diretora da unidade, Cintia Nicolau, a iniciativa chegou num momento oportuno. “A adesão foi muito boa. Alguns alunos, em pouco tempo, já apresentam mais interesse nas atividades e melhor comportamento em sala de aula. Eu, enquanto diretora, vejo com grande entusiasmo esse projeto”, destacou.