Em tempos de pandemia, oferecer oportunidades que possibilitem conhecimento, geração de renda ou terapia para aliviar o estresse, não tem preço. Essa iniciativa faz parte do projeto “Arte para Todos”, criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado Rio de Janeiro, em parceria com a loja Caçula, e que foi abraçado pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias para promover arte em meio à comunidade escolar.

Nesta quinta-feira (27), foi promovida no auditório da CIEP 097 – Carlos Chagas, no bairro Sarapuí, uma oficina gratuita de pintura em MDF para diretores, professores, estudantes da EJA (Educação para Jovens e Adolescentes), pais e demais funcionários da rede. Estiveram presentes, a secretária de Educação, Roseli Duarte, a subsecretária adjunta e diretora da Escola da Cultura da Secec-RJ, Claudia Viana, que é responsável pelo projeto, e a subsecretária de Acompanhamento às Ações Institucionais da SME-Caxias, Iracema Costa.

Para Andreia Dias, que é mãe de aluno da Creche e E.M. Poetisa Cecília Meireles, no bairro Sarapuí, a oportunidade de fazer o curso surgiu como um presente em sua vida.
“Achei maravilhoso! Recebi o e-mail da creche oferecendo a oportunidade e não pensei duas vezes para me inscrever. Gosto muito de artesanato e de trabalhar a criatividade. Pretendo usar esse aprendizado como fonte de renda. Que venham outras oficinas”, comemorou.

A oficina foi dividida em dois turnos, seguindo os protocolos sanitários contra a Covid-19. A Caçula doou os materiais para cada aluno produzir sua arte. Ao final do curso, eles receberam certificados e brindes doados pela Secec-RJ e SME-Caxias.
Feliz com a repercussão do trabalho, a secretária de Educação, Roseli Duarte, que assinou recentemente, o termo de cooperação técnica com a Secec-RJ, para a implementar o projeto “Educação Também Faz Arte”, que visa beneficiar estudantes e seus familiares, ressaltou sobre a importância da cultura estar inserida na educação.
“Estamos abrindo as portas da escola para receber a todos. São iniciativas como essa que fazem a diferença no nosso ensino. Temos um público ávido para aprender e estamos aqui para atender suas necessidades. ”, destacou.

De acordo com a subsecretária de Cultura do Estado, Claudia Viana, o projeto é um grande estímulo para transformar a vida das pessoas, independente da idade.
“A parceria com a Educação é para além dos muros da unidade escolar. Estamos viabilizando através da Escola da Cultura outras formações para que mais pessoas possam se reconhecer como fazedores de arte”, enfatizou.

About Marilea Lopes