Duque de Caxias é o único município no Brasil que instituiu Creche e Centro de Atendimento Integral à Infância Caxiense (CCAIC) para atender diretamente crianças de 1 a 5 anos que se encontram com risco nutricional ou desnutridos, aliado ao trabalho educacional. A iniciativa, que é referência de qualidade no ensino, atualmente, atende cerca de 300 alunos. Ao todo, são sete unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, que estão localizadas em bairros distribuídos nos quatro distritos: Olavo Bilac, Campos Elíseos, Parque Muísa, Jardim Gramacho, Jardim Anhangá, Amapá e Xerém.

“Os resultados são maravilhosos. Além da recuperação nutricional, o CCAIC faz um trabalho pedagógico exemplar, norteado pela proposta curricular da Educação Infantil de Duque de Caxias. As crianças atendidas têm a possibilidade de vencer a desnutrição e desenvolver plenamente as suas potencialidades”, ressaltou a coordenadora de Educação Infantil, Judith Cortez.

Recentemente, foram retomadas as avaliações nutricionais para o ingresso de novas crianças. Para conseguir vaga num dos CCAICs, os pequenos são inscritos no período da matrícula escolar e depois passam por uma avaliação técnica feita por nutricionistas da SME. “Fazemos um agendamento para verificar o peso e a altura de cada criança. O trabalho é feito com muito cuidado e precisão. Apenas aqueles que apresentam desnutrição ou risco nutricional são aceitos para ingressar nas unidades”, explicou a nutricionista Jucicleide Santos, ao lado da colega de trabalho, Juliana Bravim.

Na última quinta-feira (17/06) , no CCAIC de Xerém, por exemplo, das 19 crianças analisadas, em um dia, cinco foram identificadas com grau de desnutrição. O procedimento é acompanhado por assistentes sociais da SME. “Nosso papel é identificar a vulnerabilidade familiar para que possamos ajudá-los da melhor maneira, independente se a criança vai ficar ou não. Orientamos e encaminhamos, por exemplo, os responsáveis para terem acesso ao auxílio assistencial, serviços de saúde ou resolver questões judiciais, como pensão alimentícia. Também verificamos se a caderneta de vacinação da criança está em dia”, detalhou a assistente social, Marcela Fidelis.

Para Larissa Martins, que tem um filho matriculado no CCAIC-Xerém, e estava com o segundo, o pequeno Davi Lucas, de 3 anos, para ser avaliado, o trabalho desenvolvido na unidade só trouxe benefícios para sua família. “O meu filho mais velho chegou aqui com 3 anos, pesando 12kg. Hoje, com 5, está com peso normal e passou a comer legumes, verduras e feijão. Além de estar bem nutrido, o desenvolvimento educacional dele é visível. Estou na torcida para que o meu segundo filho também possa ficar”, elogiou Larissa.

O resultado da avaliação é encaminhado posteriormente para a direção das unidades escolares entrar em contato com os pais ou responsáveis efetuarem as matrículas dos filhos que se enquadram nos requisitos.

O atendimento nos CCAICs é de uma jornada escolar integral, das 7h às 17 h, com a oferta de quatro refeições diárias (desjejum, almoço, lanche e o jantar), nutricionalmente equilibradas e balanceadas. Além disso, os responsáveis são acompanhados por uma equipe multidisciplinar que os orienta sobre ter bons hábitos alimentares em casa, entre outros cuidados.

About Marilea Lopes