A Secretaria Municipal de Educação busca constantemente promover a qualificação dos professores, por meio de formações continuadas e ofertando cursos de atualização com projetos inovadores tendo como objetivo ampliar o repertório de práticas educativas. Capacitando, desse modo, os professores para atender as necessidades de todos os alunos. Devido à pandemia, as lives têm sido uma ferramenta de grande ajuda. Desta vez, a temática ficou a cargo das estratégias de ensino e aprendizagem para o aluno com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

É de grande importância e um direito do aluno com deficiência que a unidade escolar lance mão de estratégias para atender todos os estudantes da mesma maneira e de acordo com suas singularidades, promovendo uma educação de qualidade. A live traz diversas técnicas pedagógicas com exemplos reais, utilizando depoimentos de professores, inclusive da rede Municipal de Duque de Caxias, com fotos e vídeos de vivências em sala de aula.

“Todos na escola precisam abraçar essa causa. Não é só o professor e o mediador. Eu acho bem legal porque na escola que eu trabalho todos acolhem essas crianças, todos estão preocupados”, conta a professora Lígia Nascimento, da Escola Municipal Carlota Machado, em seu depoimento durante a live.

Prova disso é o depoimento da Roberta, mãe da Pietra, aluna da nossa rede no 2º ano de escolaridade, que vem se adaptando muito bem ao ensino regular
na Escola Municipal Todos os Santos, junto à professora Vanessa Alves. A responsável destaca a importância de uma boa parceria entre a escola e a família.

Confira a live sobre estratégias de ensino e aprendizagem para o aluno com Transtorno de Espectro Autista (TEA): https://www.youtube.com/watch?v=6SoiqsS1uxU