TODA HISTÓRIA TEM VALOR

Na tarde da última quarta-feira (23), professoras da rede municipal de Duque de Caxias, se reuniram para o lançamento presencial do livro “Educação, memórias e trajetórias de vida” em um chá literário, respeitando todos os protocolos sanitários.

O livro foi escrito ano passado, no auge da pandemia, com a participação de quinze professores, entre aposentados e ativos, que de algum modo marcaram a história da educação em Duque de Caxias. São profissionais das áreas de Supervisão Educacional, Orientação Educacional, Inspeção e Administração, todos com a sua formação construída no ensino público.

Os relatos mostram as dificuldades encontradas no caminho de cada docente, a busca por soluções, as memórias de momentos comoventes que marcaram suas vidas e irão emocionar os leitores. “Esse livro tem emoção, tem razão, mas acima de tudo tem o poder de escolher a educação”, declara com emoção a Secretária de Educação, Roseli Duarte, durante o encontro.

Para Solange Noronha, professora e atualmente assessora de Gabinete, que teve sua história registrada no livro após trabalhar por 20 anos na direção da Escola Municipal Pedro Rodrigues do Carmo, onde mais tarde integrou a equipe da Supervisão Educacional, o elemento que intersecciona os professores e autores do livro é a educação pública e de qualidade.

“Eu comecei escrevendo a história da Supervisão, e depois eu pensei que a Supervisão é feita de histórias e de pessoas. Então eu resolvi contar a história de algumas pessoas, pra servir de exemplo pra quem vier depois de nós e poder saber como foi construída a história da educação em Duque de Caxias”, revela Osmeire Pinheiro, escritora e professora responsável pela organização do livro.

Histórias como essas nos fazem acreditar na educação pública de qualidade para todos, além de incentivar a formação de novos profissionais da área a fim de garantir a construção de um futuro brilhante para os estudantes.

Compre o livro do chá literário no link: https://www.autografia.com.br/produto/educacao-memorias-e-trajetorias-de-vida/