Fotos: Glaudson Danubio

A música é capaz de transformar a vida de crianças e adolescentes. Essa afirmação pôde ser conferida durante a primeira apresentação de violino e flauta doce feita por alunos da Escola Municipal Governador Mário Covas Junior, no bairro Cangulo. A emocionante exibição, que seguiu todos os protocolos sanitários, aconteceu nesta segunda-feira (05/07), e marcou o encerramento do primeiro semestre das oficinas de música ministradas na unidade como projeto-piloto. O encontro foi prestigiado pela secretária de Educação, Roseli Duarte, e as subsecretárias de Acompanhamento às Ações Institucionais, Iracema Medeiros, e de Administração e Gestão de Pessoal, Sônia Pegoral, além de um dos coordenadores do projeto Som+Eu, no polo de Duque de Caxias, Luís Armando de Oliveira. Também estavam presentes alguns estudantes e funcionários da escola. Ao todo, se apresentaram cerca de 50 alunos, do 3º ao 5º ano. A iniciativa integra o programa “Orquestra nas Escolas”, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação com os projetos Som + Eu e Sinta o Som, vinculados ao Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), e apoio da petroquímica Braskem.

“Estou muito feliz! Eu só via violino pela televisão e agora estou aqui tocando. Quando eu crescer, quero ser um violinista”, orgulha-se o pequeno, Lucas Eduardo da Silva, de 10 anos. “Quando é dia da aula de flauta, tudo fica mais lindo. Nunca falto!” acrescentou Nátali Dionízio. “O professor me ajuda muito. É divertido e estou aprendendo coisas novas”, emendou a pequena Yasmim Vidas, da mesma idade.

Emocionada com o resultado do trabalho, a secretária de Educação, Roseli Duarte, destacou que a música tem um poder singular para o desenvolvimento educacional.  “A possibilidade de trazer para os nossos alunos a música tem um diferencial muito grande porque ajuda não somente na descoberta de habilidades e talentos, mas também na questão disciplinar. Todos os envolvidos estão de parabéns”.

“Quando o Instituto me procurou, eu não pensava dos meus olhos contemplarem o que eu vi hoje: crianças tocando violino e flauta doce com partitura. Isso me deixou muito emocionada. Através da cultura, a gente vai chegar muito longe. A gente pensa em expandir esse projeto para várias unidades escolares do município. A previsão é, daqui a dois anos, formarmos uma orquestra municipal com os nossos alunos. Agradeço muito a professora Roseli pela sensibilidade em abraçar esse projeto”, destacou a subsecretária Iracema, que está à frente do projeto.

Resgate da autoestima e reforço escolar são frutos do trabalho que o programa “Orquestra nas Escolas” tem proporcionado para a unidade escolar. A diretora, Cintia Nicolau, não esconde a emoção ao descrever o que mudou:

É um trabalho que eu já sabia que ia trazer bons frutos para a nossa escola, porém, foi muito rápido. Muitas crianças que eram desmotivadas ou que voltaram às aulas presenciais com a autoestima lá embaixo e fragilizadas, renasceram. As mães e os professores perceberam a mudança dentro e fora da sala de aula. Olhar eles ali tão felizes, de cabeça erguida, tocando um instrumento é gratificante demais” , contou a diretora, visivelmente emocionada.

Para o coordenador do polo de Caxias, Luiz de Oliveira, o retorno tem atendido todas as expectativas. “Estamos muito felizes com esse primeiro momento, o que é algo inédito na escola e na vida dessas crianças. É maravilhoso o que esses professores conseguiram desenvolver com esses alunos. Pretendemos continuar no segundo semestre a partir de agosto, dando continuidade com esses alunos e absorvendo novos”, afirmou.

O programa Orquestra nas Escolas oferece formação musical, com aulas de violino e flauta doce, para alunos do 2º ao 5º ano. Além disso, o Sinta o Som promove oficinas sobre educação ambiental e sustentabilidade para professores e estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental construir seus próprios instrumentos musicais com materiais recicláveis (copos de plástico, garrafas pet, sacos plásticos e outros materiais). As aulas são oferecidas no contraturno escolar, divididas nos turnos da manhã e da tarde. Ao todo, são beneficiados pela iniciativa 322 alunos.

As atividades realizadas de maneira lúdica e consciente são ainda sugeridas e orientadas para que os professores das turmas possam ampliar e dar continuidade ao projeto na sua prática pedagógica.

EDUCAÇÃO E CULTURA ALÉM DAS FRONTEIRAS

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, criou o projeto “Educação Também Faz Arte”, para oferecer aos alunos e suas famílias acesso a várias atividades culturais (música, artes visuais, dança, teatro e circo), dentro e fora do ambiente escolar. A iniciativa foi possível graças ao apoio do prefeito Washington Reis, da sensibilidade da secretária de Educação, Roseli Duarte, e da parceria da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

De acordo com a SME, além do lançamento de novos projetos, a parceria ampliará aqueles que estão em andamento, como o Unicirco e o Projeto Som Mais Eu, ambos em Campos Elíseos e com apoio da Petrobras.