Oferecer melhorias estruturais no ambiente educacional, promover aos alunos acesso a passeios culturais, visitas semanais às escolas para acompanhar as demandas e os avanços, são algumas das principais atribuições da Subsecretaria de Acompanhamento às Ações Institucionais, criada em fevereiro deste ano, e que tem apresentado resultados transformadores para a comunidade escolar. “Entendemos que esse acompanhamento, tanto na área da infraestrutura quanto na cultural, propicia um produtivo investimento para o desenvolvimento das nossas crianças. O professor é a chave-mestra, mas ele não faz nada sozinho, ou seja, precisa de condições básicas para que o seu trabalho apresente resultados ainda mais promissores”, destacou a subsecretária Iracema Medeiros.

Como é o caso dos alunos e funcionários da Creche e Centro de Atendimento Integral à Infância Caxiense (CCAIC), no Parque Muísa. Eles acabaram de ganhar uma nova unidade, num espaço adquirido pela prefeitura, ao lado antiga Faculdade de Duque de Caxias (Feuduc), e estão visivelmente orgulhosos. Emocionada com a tão esperada aquisição, a diretora Shirlene Aguiar, é só gratidão:

“É, sem dúvida, a realização de um sonho para mim e toda a comunidade escolar. Desde 2013, nós pleiteávamos uma nova unidade, já que, além do antigo espaço ser muito pequeno, era comum ficar alagado em época de fortes chuvas. Mas, finalmente, em 2019, a Secretaria Municipal de Educação, que estava à procura de um novo local, concretizou o processo, este ano, e nos entregou uma escola linda, que, por ser mais ampla, ainda vai ofertar novas vagas para os alunos”.

Toda essa alegria também pode ser conferida em meio ao público mais importante: os pequeninos estudantes:  “Essa escola é muito bonita e tem muitos brinquedos. Gosto muito de ficar na “sala dos bebês” (sala de leitura)”,  descreve o pequeno João Carlos Monteiro, de 5 anos, enquanto desfolhava um livro de histórias.

“Estou achando muito legal ficar aqui. A comida também é muito gostosa”, emendou o coleguinha, Gilson Bernardino, de 4 anos.

A nova unidade, destinada para alunos de 1 a 5 anos de idade,  conta com amplas salas de aula, refeitório, área de recreação, banheiros feminino e masculino, dispensa, cozinha, depósito, além de planejamento para montar uma horta.

De acordo com Iracema Medeiros, o sucesso  do trabalho é graças a um detalhado planejamento. Além de manter a parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa para viabilizar benefícios aos alunos, agilizamos serviços de reformas e reparos nas unidades, tais como: pintura, troca de lâmpada, capina, limpeza de caixa d’água, manutenção de ar-condicionado, manutenção da rede elétrica, entre outros serviços. No caso da necessidade de obras de grande proporção, a solicitação é encaminhada para a Secretaria Municipal de Obras.

“Desde fevereiro já visitamos mais de 100 unidades escolares. Seguimos um cronograma de visitas, priorizando onde há maior urgência. Até o final do ano, todas as unidades serão contempladas. Já são mais de 50 escolas, entre reformadas e outras que estão no processo. Além disso, entregamos, no início deste ano, por intermédio do deputado federal Aureo Ribeiro, 3.247 ventiladores nas escolas. É a nossa Educação fazendo a diferença”, destacou a subsecretária, que faz questão de agradecer a parceria com o responsável do Departamento de Pequenas Manutenções e Reparos da SME, Marcos Lopes. “Ele é o meu braço direito”, reconhece.