Os 51 anos da Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Oliveira, no bairro Parque Lafaiete, foi comemorado de maneira bem especial. A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou para a comunidade, na segunda-feira (23/08), a unidade totalmente revitalizada. O ato foi oficializado pelo prefeito Washington Reis, que estava acompanhado da secretária de Educação, Roseli Duarte; dos deputados federais Aureo Ribeiro e Gutemberg Reis, e do estadual Rosenverg Reis; da diretora da unidade, Maristela Abichacra, além de secretários municipais, vereadores e das ex-secretárias de Educação Marise Ribeiro e Claudia Viana. A revitalização da unidade escolar foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias.

A escola Olga Teixeira ganhou três quadras poliesportivas, com a pintura do piso, recuperação dos alambrados e das balizas, implantação de nova iluminação em led da quadra coberta, sala de música, sala de contação de história, sala de multiambientes e pintura geral, entre outras melhorias. A unidade atende 963 alunos do Ensino Fundamental, do 4º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da classe de deficientes.

Durante a cerimônia, foram prestadas várias homenagens por atuais e ex-alunos, através de apresentações musicais, depoimentos e poesias. O evento contou também com a apresentação da Banda Marcial da unidade e interpretação de libras durante a execução do Hino Nacional.

Satisfeito com a repercussão do trabalho, o prefeito destacou a importância de todos os profissionais no desenvolvimento educacional, desde agentes da limpeza até a direção, e ressaltou que o seu governo montou uma força-tarefa para construir e reformar as unidades escolares.

“Todas as escolas se encontram em reforma. Além disso, vamos entregar novas creches, reconstruir a escola que foi destruída pela chuva e implantar novas unidades”, enumerou.

A secretária, Roseli Duarte, lembrou a época em que lecionou na Olga Teixeira e falou sobre a emoção de estar realizando um sonho antigo.

“Tem um pedaço da Roseli nessa escola. Quando a gente chega e contempla as conquistas que nós sonhamos um dia, enquanto educadores, move a nossa esperança e faz com que a gente acredite que, através da educação, conseguimos transformar a realidade desse país”.

Para o deputado Aureo, que também é ex-aluno da unidade, e dedica um olhar especial pela educação pública, o sentimento é um só: “Aqui não tem disputa, aqui tem trabalho e dedicação por Duque de Caxias. Colocamos a educação como uma de nossas prioridades e temos avançado bastante. Essa gestão vai deixar um legado de um homem (o prefeito) que respeita o dinheiro público, e eu escolhi estar ao seu lado”.

História

Quando foi fundada, a unidade Olga Teixeira foi denominada Escola Municipal Marechal Castelo Branco, tendo como primeira diretora a professora Olga Teixeira de Oliveira. Diante de um legado ímpar dedicados nos seus vinte anos de magistério, ao falecer em 1990, ela foi homenageada ao ter seu nome denominado na escola.