A adolescência é um período marcado por muitas mudanças e por descobertas que antecedem a vida adulta. Essas transformações têm a capacidade de modificar o relacionamento do indivíduo consigo mesmo, com a família, com os amigos e com o mundo que o cerca. Dessa forma, é importante que os estudantes desta faixa etária estejam sempre munidos de informação e conhecimento.

A Subsecretaria Pedagógica, através do Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada (Sala Paulo Freire), do Departamento de Educação Básica (DEB) e do Núcleo Multiprofissional (NUMP), organizou uma roda de conversa do PROSA (Programa de Saúde do Adolescente) com os profissionais da educação do município.

O Programa de Saúde do Adolescente tem como objetivo abordar diversos temas, como saúde mental, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez precoce. A roda de conversa prepara os profissionais da educação para lidar com todas as possíveis questões que o estudante, na fase da adolescência possa apresentar. Nesse encontro, foram feitos alguns estudos de caso, além de destacar a importância de acolher o adolescente e o fortalecimento da rede de apoio disponível na escola.

A subsecretária pedagógica, Myrian Medeiros, esteve presente e destacou o valor de ações como essa: “Para nós, sempre é um prazer ter a saúde ao nosso lado, para o nosso crescimento e para o crescimento dos nossos estudantes, a fim de cuidar melhor do aluno que está na fase da adolescência. Não dá para pensar em educação sem pensar em saúde. O diálogo é muito importante e precisamos mantê-lo ativo”, declarou.

A Secretaria de Educação, por meio dos profissionais do Núcleo Multiprofissional (NUMP), tem uma equipe composta por psicólogas, assistentes sociais e fonoaudióloga que realizam diversos trabalhos e atendimentos junto às unidades escolares para que professores, diretores e alunos possam ser orientados e terem conhecimento sobre vários assuntos.

About Marilea Lopes